Acesse sua Conta

Florianópolis e SC têm a maior densidade de startups do Brasil

Lide - Daniel Leipnitz - presidente da Acate - 400x300

Setor de novas tecnologias já movimenta R$ 15,5 bilhões anuais em Santa Catarina

O presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, disse durante almoço-palestra na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), terça-feira, dia 28, que “Florianópolis e o estado catarinense possuem a maior densidade de startups do Brasil”. A palestra reuniu convidados do Grupo de Líderes Empresariais/SC (Lide), uma instituição que fomenta o intercâmbio cultural, ampliando a oportunidade de relacionamento e negócios entre lideranças locais e regionais.

O palestrante explicou que Florianópolis tem hoje no pólo tecnológico a sua principal força econômica, que gera um faturamento anual de R$ 15,5 bilhões. Mais da metade das 12.365 empresas relevantes do setor foram criadas nos últimos cinco anos. Do total de empresas, 32,1% estão na Grande Florianópolis; 26,8% no Vale do Itajaí; 20,5% no Norte do Estado; 10,1% no Oeste; 7,7% no Sul e 2,7% na região Serrana. Hoje existem 13 pólos espalhados por toda Santa Catarina. São 16.609 empreendedores que geram cerca de 60 mil empregos.

“A Acate se transformou numa máquina de empreendedores e de geradores de empregos”, disse Leipnitz. Somente na sede da Associação no espaço Primavera Garden, em Florianópolis, foram realizados no ano passado 1.780 eventos.

Para o palestrante, o futuro passa pelas áreas de blockchain, big data, análise preditiva, inteligência artificial, internet das coisas e indústria 4.0. Profissionais e empresas que estiverem desatentas às rápidas mudanças que ocorrem no cenário do mundo do trabalho e das relações humanas, terão dificuldades para se manter no mercado, afirmou. O segredo é compreender, adaptar e antecipar as novas tendências do mercado, concluiu.

O Sicoob Central SC/RS esteve representado no evento pelo analista de Sistemas Rodrigo Dias Javornik e pelo assessor de Imprensa e Comunicação Celso Vicenzi.

O que é uma startup

A Wikipedia define startup como “uma empresa emergente que tem como objetivo aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. Uma startup é uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento que é normalmente de base tecnológica.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: Celso Vicenzi.