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Histórico

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Fundada em 22 de março de 1997, em Passos Maia, com o nome de Cooperativa de Crédito Rural Vale do Chapecozinho Ltda.

Em 17 de julho de 1997, o Banco Central do Brasil através de seu Departamento Cooperativismo de Crédito, DECUR/NUOF-97/0444, aprovou o funcionamento da Valcredi que nos foi comunicado pelo Ofício PT 9700721163.

Em 22 de julho de 1997, a Outorga para funcionamento foi publicada no Diário Oficial da União.

Em 30 de setembro de 1997, foi registrada na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. A cooperativa foi inaugurada em 04 de outubro de 1997, com presença de autoridades estaduais, diversos prefeitos e vereadores de vários municípios vizinhos, padres e pastores.

Iniciou suas atividades de fato em 06 de outubro de 1997, numa sala de quatro por quatro, situada à avenida Padre João Botero, 667, Centro, Passos Maia, SC., um funcionário cedido pelo município,  um computador, mesa, duas cadeiras e um armário, financiados pela Igreja Católica.

30 foram os Sócios fundadores, todos agricultores ou fortemente ligados a agricultura.

Passos Maia tinha 2.584  habitantes sendo apenas 686 na cidade.

R$ 2.010,00 foi nosso capital inicial que estavam depositados no Banco do Brasil.

A Área de Ação inicial compreendia os municípios de Passos Maia, Vargeão e Ponte Serrada.

Em 04 de julho de 1998, dia internacional do cooperativismo, era um sábado, inauguramos com muita participação popular, autoridades civis e eclesiásticas, o  primeiro PA (Posto de Atendimento)  fora da sede, com dois funcionários e mais de 200 associados.

Em 26 de outubro de 1998, após muita discussão numa reunião do Conselho de Administração da Central realizada em Catanduvas, a Valcredi conseguiu filiar-se ao Sicoob/Central SC.

Em 18 de fevereiro  de 2000 foi a vez de Ponte Serrada. Sem nenhuma inauguração, fomos para lá e, avançando e avançado, nos tornamos, hoje, o maior PA (Posto de Atendimento) e a mais movimentada instituição financeira de Ponte Serrada. É o PA que tem a maior e melhor rentabilidade.

Em 25 de agosto de 2005, depois de muito trabalho e muita negociação, inauguramos o PA de Catanduvas, com presenças de autoridades cooperativas, civis, religiosas e até militares. Hoje, uma bela sala abriga esse nosso PA, rentável, organizado e capaz de atingir todas as metas que lhe são atribuídas.

No município de Irani, desde  03 de fevereiro de 2006, tínhamos um Caixa Avançado, ligado diretamente ao PA de Passos Maia. Em 01 de março de 2012, foi transformado em PA.

Precisava ir para algum lugar. Tínhamos que nos expandir. Conseguimos, junto ao Bacen e junto ao Sicoob Confederação, depois de passar com o processo pelo Sicoob Central SC, autorização para nos instalarmos em Palmas, Paraná. O desfecho aconteceu em 18 de junho de 2012, data de abertura das portas, com previsão de, em seis meses, tornar o PA rentável, tanto quanto os demais.

Em 12 de março de 2006, instalamos um Caixa Avançado no município de Vargem Bonita que estava administrativa e operacionalmente ligado ao PA de Catanduvas. No dia 17 de outubro de 2014, ele passou a ser um PA.

Nossa Área de Ação, prevê, para um futuro próximo, ir para o Rio Grande do Sul, em 21 municípios, que já nos foram destinados pelo Sicoob Central SC/RS.