Acesse sua Conta

COMO TER ACESSO A UMA DAS MODALIDADES MAIS BARATAS DE CRÉDITO?

O empréstimo consignado (ou crédito consignado) é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado diretamente do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS (no caso de beneficiários aposentados ou pensionistas).

Podem ter acesso ao empréstimo consignado, os servidores públicos, os aposentados e os pensionistas, bem como os funcionários de empresas privadas (desde que conveniadas à instituição em que se contrate o crédito).

Devido à maior garantia de pagamento (descontado direto do contracheque ou do benefício), o empréstimo consignado é uma das modalidades com maior facilidade e rapidez de contratação. E trata-se também de uma das modalidades de crédito com uma das menores taxas do mercado.

 

Saiba mais:

– Quais os documentos necessários para pedir o empréstimo consignado?

O processo é relativamente simples, sendo necessário ao solicitante do crédito portar: – RG | CPF | comprovante de residência | contracheque.

Em geral, não é preciso ser associado do Sicoob Transcredi para pedir o empréstimo consignado. Apenas no caso de funcionários municipais, é preciso que haja vínculo entre as instituições. (não é uma obrigatoriedade de todas as IFs, no nosso caso sim)

 

– Quem está com nome sujo pode pedir empréstimo consignado?

Assim como em toda operação de empréstimo ou financiamento, a cooperativa costuma fazer análise de crédito do solicitante, podendo negar o pedido. Contudo, no caso específico do empréstimo consignado, como o pagamento é descontado diretamente da folha ou do benefício do INSS, há mais garantias para a instituição financeira. Por isso, em muitos casos, mesmo com nome sujo ou negativado, o crédito consignado costuma ser concedido.

 

– Há algum limite para o empréstimo consignado?

Segundo a Lei 10.820/2013, o valor da parcela do empréstimo consignado não pode ser superior a 30% do salário ou benefício do solicitante de crédito. Um exemplo: se o seu salário for R$ 2.000,00, a mensalidade máxima do empréstimo consignado será limitada a R$ 600,00.

 

– É possível fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?

Sim. Só que a soma das parcelas mensais não poderá ultrapassar o limite de 30% do seu salário ou benefício. A análise de crédito feita pela instituição financeira deverá checar isso, garantindo que você não acabe com uma parcela grande demais para o seu bolso.

– Quais as taxas do empréstimo consignado?

Entre as modalidades de crédito, o empréstimo consignado é uma das que apresenta taxas de juros mais baixas, que podem variar de uma instituição financeira para outra. No Sicoob Transcredi é possível fazer contratação com taxas a partir de 1,46 % ao mês.

 

– Quando vale a pena pedir um empréstimo consignado?

Embora o crédito consignado tenha umas das menores taxas do mercado e seja uma opção de fácil contratação, é preciso analisar bem seu orçamento e a real necessidade de crédito, antes de fazer o pedido. Lembre-se de que o desconto do pagamento das parcelas do consignado é feito diretamente do contracheque ou do benefício. Considere, portanto, que você receberá menos por mês e não terá como atrasar o pagamento da dívida.

Agora, caso você já esteja comprometido com outras dívidas que cobram juros maiores do que o consignado, pode valer a pena pedir o empréstimo para saldar os compromissos anteriores e ficar pagando uma taxa menor. Desde que, é claro, você organize suas contas e planeje-se para saldar o novo crédito, sem criar uma bola de neve. Uma boa opção é utilizar esse crédito para fazer uma viagem, comprar algo que está planejando, etc.

 

Gostou dessa solução? Entre em contato com a equipe Sicoob Transcredi e saiba mais, em Concórdia na Rua do Comércio, nº 207, Centro – (49) 3444 3800 ou no Bairro São Cristóvão – (49) 3444 3880. Em Erechim estamos na Rua Aratiba, nº 400, Centro – (54) 3522 0180

 

Deixe seu comentário