Acesse sua Conta

Programas e Projetos

DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Tendo como princípios a educação e formação cooperativa, o Sicoob São Miguel desempenha papel relevante em propiciar educação financeira e cooperativista a seus associados, além de estimular o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades existentes.

O Sicoob São Miguel apoia o desenvolvimento regional, por isso, realiza e participa de eventos como reuniões, palestras, workshops, painéis, oficinas, encontros, feiras e demais eventos nos quais o objetivo seja levar informações, profissionalizar, conscientizar ou desenvolver seus associados e comunidade.

 

GIBI SICOOBITO

A cooperação é questão fundamental para o desenvolvimento da sociedade e este é o tema principal do gibi Sicoobito. Uma ferramenta de comunicação e educação que aborda diversos temas e valores e possibilitando a reflexão e mudança de conduta. Desde 2010 a Assessoria de Comunicação da Cooperativa visita anualmente as escolas de sua área de atuação para a entrega do gibi e diálogo com os alunos, educadores e gestores a fim de discutir a temática e coletar sugestões, mantendo assim a continuidade do projeto.

capa2017

Sicoobito – Edição 08 – Ano 2017

Sicoobito – Edição 07 – Ano 2016

Sicoobito – Edição 07 – Ano 2016

Sicoobito - Edição 06 - Ano 2015

Sicoobito – Edição 06 – Ano 2015

Sicoobito - Edição 05 - Ano 2014

Sicoobito – Edição 05 – Ano 2014

Sicoobito - Edição 04 - Ano2013

Sicoobito – Edição 04 – Ano 2013

Sicoobito - Edição 03 - Ano 2012

Sicoobito – Edição 03 – Ano 2012

Sicoobito - Edição 02 - Ano 2011

Sicoobito – Edição 02 – Ano 2011

Sicoobito - Edição 01 - Ano 2010

Sicoobito – Edição 01 – Ano 2010

PROGRAMA COOPERJOVEM

Cooperjovem_

O programa, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e implantado nas escolas em parceria com o Sicoob São Miguel, tem como objetivo fortalecer o cooperativismo através da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, dos valores e da prática da cooperação. Atende professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais, visando o desenvolvimento integral dos alunos e preparando-os para a cidadania.

Escolas participantes do Programa Cooperjovem na área de atuação do Sicoob São Miguel:

- Escola Estadual Maria da Glória de Mattos – Distrito de Idamar – Dionísio Cerqueira/SC;

- Núcleo de Educação Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn – Palma Sola/SC;

 

 

INVESTIMENTOS NO MEIO AMBIENTE

A preservação e responsabilidade com os recursos naturais também estão inseridos na cultura do Sicoob São Miguel. A cooperativa apoia e desenvolve projetos de preservação e recomposição de ambientes degradados, em parceria com órgãos como Epagri, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal da Educação, escolas dos municípios, Polícia Militar Ambiental, Câmara Municipal de Vereadores entre outros.

Meio Ambiente

 

PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL MIRIM

O programa, criado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e implantado no Extremo Oeste há seis anos conta com o apoio do Sicoob São Miguel e é composto por adolescentes com idade entre 12 a 14 anos. O Programa Protetor Ambiental iniciou em Santa Catarina em 1996, com o objetivo de incluir crianças e adolescentes em debates sobre o meio ambiente e as formas que estes jovens se portam diante dos recursos naturais. Dessa forma, os alunos estudam esses conceitos e desenvolvem ações práticas durante um ano de formação.

Grupo de Protetores Ambientais

 

PRÉ-ASSEMBLEIAS

Tradicionalmente o Sicoob São Miguel realiza eventos denominados de Pré-Assembleias, estes, que antecedem a Assembleia Geral, tem como principal objetivo levar a cada município de atuação da cooperativa informações de forma transparente e democrática sobre a gestão da cooperativa e situação econômica. Ainda, de maneira informal, são ouvidas sugestões e demandas dos associados.