Acesse sua Conta

Governança

Cada cooperativa do Sicoob conta com uma gestão democrática, conduzida por um Conselho de Administração, eleito entre os associados, em assembleia. O Conselho de Administração é composto por presidente, vice-presidente, secretário e conselheiros. Além disso, para garantir transparência, os associados também elegem um Conselho Fiscal que confere as ações da administração.

Modelo

Modelo Cooperativo

A Assembleia Geral é o órgão supremo da Cooperativa, dentro dos limites legais e estatutários, tomará toda e qualquer decisão conveniente ao desenvolvimento e de interesse da sociedade. Essas assembleias ocorrem, no mínimo, anualmente e reúnem os representantes (delegados). Suas deliberações vinculam todos os associados, ainda que ausentes ou discordantes.

 

Delegados

Em virtude do Sicoob São Miguel ter ampliado consideravelmente seu quadro social, adotou-se o modelo de representação por delegados. O delegado é um membro eleito pelos demais associados de sua seccional, para um mandato de 4 (quatro) anos, podendo ser reeleito. Este, nas decisões legais tem direito a um voto e representa um grupo de 200 (duzentos) associados.

Compete ao delegado se fazer presente em assembleias, representando os interesses dos demais associados, intermediar e incentivar as relações, comunicação e manutenção da proximidade entre quadro social, Cooperativa e a alta gestão, difundir e estimular o uso de produtos e serviços da Cooperativa, fomentar relações de negócios, além de zelar pela boa imagem e reputação ilibada da Cooperativa.

 

Conselho de Administração

Órgão colegiado, previsto em lei e eleito pela Assembleia Geral, encarregado do processo decisório da Cooperativa na esfera de seu direcionamento estratégico. Os membros possuem mandato de quatro anos, recebem poderes dos associados e prestam contas a eles por meio de Assembleia Geral.

No Sicoob São Miguel o número de membros do Conselho de Administração foi alterado, na AGO de abril de 2016, de 7 (sete) para 9 (nove) associados, sendo um presidente, um vice-presidente, um secretário e 06 (seis) conselheiros vogais.

Composição do Conselho Administração (2017-2021)

Presidente – Edemar Fronchetti

Vice-Presidente – Gunder Leo Berwanger

Secretário – Juliano Romancini

Conselheiros

- Claudinei Caron

- Darci Antonio Schneider

- Itacir Zanata

- Jussara Nunes Dalvit

- Lucimar José dos Santos

- Miria Aparecida Henkes Rossatto

 

Conselho Fiscal

Órgão colegiado, eleito pela Assembleia Geral, com poderes estatutários e legais de fiscalizar, assídua e minuciosamente, os atos da administração da Cooperativa.  É subordinado exclusivamente à Assembleia Geral e, portanto, independente dos órgãos de administração. Constituído de três membros efetivos e três membros suplentes, todos associados, eleitos a cada 2 dois anos pela Assembleia Geral, na forma prevista em regimento próprio.

Composição do Conselho Fiscal (2017-2019):

Conselheiros efetivos

- Elisabete Regina Dalmagro Herbert

- Jacir Antônio Gregory

- Sergio Crestani

Conselheiros suplentes:

- André Spironello

- Darci Antônio Costa

- Elvio Orlandi

 

Diretoria Executiva

Conjunto de responsáveis pela execução das diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração e deve prestar contas a este órgão. No Sicoob São Miguel está composta por três diretores, sendo um Diretor de Negócios, um Diretor Comercial e um Diretor Financeiro. O prazo de mandato dos membros é de quatro anos.

Composição da Diretoria (2017-2021):

Diretor de Negócios – Jaimir José Balbinot

Diretor Comercial – Marcelo Trevisan

Diretor Financeiro – Pedro Vlademir Schutz