Governança
- Home>
- Sobre nós>
- Modelo Organizacional>
- Governança
Cada cooperativa do Sicoob conta com uma gestão democrática, conduzida por um Conselho de Administração, eleito entre os associados, em assembleia. O Conselho de Administração é composto por presidente, vice-presidente, secretário e conselheiros. Além disso, para garantir transparência, os associados também elegem um Conselho Fiscal que confere as ações da administração.
Modelo Cooperativo
A Assembleia Geral é o órgão supremo da Cooperativa, dentro dos limites legais e estatutários, tomará toda e qualquer decisão conveniente ao desenvolvimento e de interesse da sociedade. Essas assembleias ocorrem, no mínimo, anualmente e reúnem os representantes (delegados). Suas deliberações vinculam todos os associados, ainda que ausentes ou discordantes.
Delegados
Em virtude do Sicoob São Miguel ter ampliado consideravelmente seu quadro social, adotou-se o modelo de representação por delegados. O delegado é um membro eleito pelos demais associados de sua seccional, para um mandato de 4 (quatro) anos, podendo ser reeleito. Este, nas decisões legais tem direito a um voto e representa um grupo de 200 (duzentos) associados.
Compete ao delegado se fazer presente em assembleias, representando os interesses dos demais associados, intermediar e incentivar as relações, comunicação e manutenção da proximidade entre quadro social, Cooperativa e a alta gestão, difundir e estimular o uso de produtos e serviços da Cooperativa, fomentar relações de negócios, além de zelar pela boa imagem e reputação ilibada da Cooperativa.
Conselho de Administração
Órgão colegiado, previsto em lei e eleito pela Assembleia Geral, encarregado do processo decisório da Cooperativa na esfera de seu direcionamento estratégico. Os membros possuem mandato de quatro anos, recebem poderes dos associados e prestam contas a eles por meio de Assembleia Geral.
No Sicoob São Miguel o número de membros do Conselho de Administração foi alterado, na AGO de abril de 2016, de 7 (sete) para 9 (nove) associados, sendo um presidente, um vice-presidente, um secretário e 06 (seis) conselheiros vogais.
Composição do Conselho Administração (2017-2021)
Presidente – Edemar Fronchetti
Vice-Presidente – Gunder Leo Berwanger
Secretário – Juliano Romancini
Conselheiros
- Claudinei Caron
- Darci Antonio Schneider
- Itacir Zanata
- Jussara Nunes Dalvit
- Lucimar José dos Santos
- Miria Aparecida Henkes Rossatto
Conselho Fiscal
Órgão colegiado, eleito pela Assembleia Geral, com poderes estatutários e legais de fiscalizar, assídua e minuciosamente, os atos da administração da Cooperativa. É subordinado exclusivamente à Assembleia Geral e, portanto, independente dos órgãos de administração. Constituído de três membros efetivos e três membros suplentes, todos associados, eleitos a cada 2 dois anos pela Assembleia Geral, na forma prevista em regimento próprio.
Composição do Conselho Fiscal (2017-2019):
Conselheiros efetivos
- Elisabete Regina Dalmagro Herbert
- Jacir Antônio Gregory
- Sergio Crestani
Conselheiros suplentes:
- André Spironello
- Darci Antônio Costa
- Elvio Orlandi
Diretoria Executiva
Conjunto de responsáveis pela execução das diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração e deve prestar contas a este órgão. No Sicoob São Miguel está composta por três diretores, sendo um Diretor de Negócios, um Diretor Comercial e um Diretor Financeiro. O prazo de mandato dos membros é de quatro anos.
Composição da Diretoria (2017-2021):
Diretor de Negócios – Jaimir José Balbinot
Diretor Comercial – Marcelo Trevisan
Diretor Financeiro – Pedro Vlademir Schutz