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Relatório

O Sicoob São Miguel preza por um diálogo ético e transparente. Visando materializar este conceito, a cooperativa desenvolveu seu Relatório de Gestão e Sustentabilidade, instrumento utilizado para difusão do Cooperativismo, que possibilita o acompanhamento e gestão de indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.

O Sicoob São Miguel aderiu à metodologia com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). A GRI é uma organização multistakeholder, sediada na Holanda, que regula o conjunto de diretrizes internacionais mais utilizadas na atualidade para a elaboração de relatos de sustentabilidade. Esta metodologia permite o acompanhamento e gestão de indicadores baseado em critérios de equilíbrio, comparabilidade, tempestividade, clareza, confiabilidade entre outros.

O documento publicado pelo Sicoob São Miguel orienta-se pelas normas GRI versão G4, padrão Essencial e contempla indicadores de desempenho econômico, social e ambiental, bem como apresenta demonstrações de atividades desenvolvidas pela cooperativa no exercício, relacionadas à gestão administrativa, financeira e contábil, aplicação e uso de recursos, resultados auferidos, entre outros demonstrativos, seguindo práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como apresentadas conforme o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF e submetidos à auditoria independente e conselhos.

<i> Dimensões para elaboração do relato. </i>

Dimensões para elaboração do relato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A definição acerca do conteúdo ocorre a partir da consulta, por intermédio de questionário on-line e ou realização de workshop com os públicos de relacionamento do Sicoob São Miguel, sendo: associados, conselhos, diretoria executiva, entidades públicas, fornecedores, funcionários, imprensa, organizações setoriais e sociedade organizada, e, por fim, todo o conteúdo é validado com a alta direção da cooperativa.

Após a identificação dos temas relevantes, é realizada a edição dos textos e conteúdos que representam e descrevem os indicadores, este é um processo detalhado, pois seu grande desafio é reportar informações de forma abrangente e compreensível aos diversos públicos. A editoração e construção do layout ocorrem na sequência, esse processo sistematiza o conteúdo visualmente, deixando-o mais atrativo, com elementos como gráficos, fotos e ilustrações que favorecem a interpretação dos dados.

Com o arquivo digital pronto todo o conteúdo é meticulosamente revisado e posteriormente encaminhado para impressão. Após a impressão, os exemplares são distribuídos para associados em reuniões, pré-assembleias e assembleias e para os demais stakaholders em eventos, visitas, envio postal entre outros.  Além do exemplar físico (versão impressa), está disponível logo abaixo a versão digital do relatório.

Relatório de Gestão e Responsabilidade Social_2018

Capa_2017

Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2016

Relatório de Sustentabilidade Sicoob São Miguel 2015

Relatório de Gestão e Balanço Socioambiental 2014

 

RELATÓRIOS DE GESTÃO SICOOB SC/RS

O Sicoob Central SC/RS também disponibiliza todos os anos o relatório anual, mostrando as ações e os dados consolidados de todo o Sistema Sicoob Santa Catarina e Rio Grande do Sul – filiadas e Central. Um relatório detalhado com os resultados do exercício, o balanço patrimonial e as atividades realizadas ao longo do ano pela equipe técnica, sob orientação de seus respectivos Conselhos de Administração. Deste modo, o Sicoob Central SC/RS demonstra com transparência o desempenho e a credibilidade de suas cooperativas de crédito.

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RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DA OUVIDORIA

Em 2010, o Conselho Monetário Nacional permitiu que as cooperativas de crédito compartilhassem a mesma estrutura de Ouvidoria, a exemplo do que já era permitido nos conglomerados financeiros. Os órgãos de administração do Bancoob e do Sicoob Confederação decidiram pela instituição do componente único de ouvidoria a ser mantido no Bancoob, passando a vigorar a partir de 1o de julho de 2010. Elaboramos semestralmente uma síntese dos eventos ocorridos no canal de Ouvidoria e medidas adotadas pela Administração para a solução das de ciências detectadas. Consulte abaixo os relatórios.

Relatorio_Auditoria_1s2018  Relatorio_Auditoria_2s2018