Acesse sua Conta

Histórico

historico

O Sicoob Central SC/RS nasceu no dia 8 de novembro de 1985, quando 27 delegados representantes de sete cooperativas singulares de crédito e duas de produção rural, reuniram-se em Itapema (SC) para fundar a Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina (Cocecrer/SC). O objetivo, à época, era “organizar em comum e em maior escala os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades”.

Depois de passar por uma reestruturação interna, em 31 de outubro de 1997 a Cocecrer/SC passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e mudou o nome para Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (Sicoob Central SC). Em 2009 com a permissão do Banco Central do Brasil para atuar também no Rio Grande do Sul, se transformou em Sicoob Central SC/RS.

Em Santa Catarina, o Sicoob possui a segunda maior rede de agências financeiras e é também o segundo maior financiador da produção agropecuária. O Sicoob SC/RS tem mais de 970 mil associados nos três estados do Sul e deve chegar a 1 milhão no início de 2020. Em solo catarinense o Sicoob está presente em 261 municípios (88%), no Paraná em 21 e em 48 do Rio Grande do Sul, estado para onde o Sistema vem se expandindo e deve alcançar, em 2023, um total de 211 cidades com 229 agências instaladas. A meta, nos próximos anos, é chegar, em território gaúcho, a todas as cidades com mais de 20 mil habitantes e a 289 municípios catarinenses (97,6%).