Acesse sua Conta

Histórico

historico

Vinte e sete delegados, representantes de sete cooperativas singulares de crédito e duas de produção rural, reuniram-se no dia 8 de novembro de 1985 em um hotel de Itapema (SC) para fundar a Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina (Cocecrer/SC), atual Sicoob Central SC/RS. O objetivo, à época, era “organizar em comum e em maior escala os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades”.

Com a fundação da Central, o Sistema, que hoje inclui 40 cooperativas singulares, 36 em Santa Catarina e quatro no Rio Grande do Sul, começa a se formar.

Em novembro de 1993, a Central filia a sua primeira cooperativa de crédito urbana, dos fabricantes de porcelana do Vale do Itajaí – a Crediger, atual Sicoob Euro Vale.

Depois de passar por uma reestruturação interna, em 31 de outubro de 1997, a Cocecrer passa a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e muda o nome para Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (Sicoob Central SC). Em 2009 com a permissão do Banco Central do Brasil para atuar também no Rio Grande do Sul, se transforma em Sicoob Central SC/RS.

Em dezembro de 2005, o Sicoob MaxiCrédito torna-se a primeira cooperativa a atuar como livre admissão de associados.

Em Santa Catarina, onde possui 36 cooperativas singulares e 438 pontos de atendimento, o Sicoob é a segunda maior rede de agências financeiras no Estado e também o segundo maior financiador da produção agropecuária.

O Sicoob SC/RS está presente em mais de 253 municípios catarinenses (86%), em 30 do Rio Grande do Sul e 20 no Paraná. O Sicoob SC/RS possui mais de 800 mil associados e ativos de R$ 12,5 bilhões (2017). No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.