Acesse sua Conta

Histórico

historico

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Itaipu – Sicoob Creditaipu

Em 27 de março de 1986, 25 pessoas que acreditaram num sonho tomaram a iniciativa, buscaram conhecimento e fundaram a Cooperativa de Crédito Rural Itaipu, transformada em Cooperativa de Livre Admissão em 19/07/2007. A ousadia e a confiança desses mentores, que colocaram seus nomes em risco nesse empreendimento, motivaram e oportunizaram milhares de famílias a seguir juntos esse caminho.

Os rumos da economia e as dificuldades de acesso ao crédito foram as molas propulsoras para a constituição desta instituição, que se tornou sólida e trabalha pelo desenvolvimento econômico e social dos associados, por meio da intermediação financeira e prestação de serviços, promovendo melhorias na qualidade de vida da comunidade.

Passo a passo, esse empreendimento agregou valor e proporcionou vantagens reais para todos. Ampliou-se a oferta de produtos e serviços com vistas a atender as necessidades de seus cooperados. Expandiu-se o número de pontos de atendimento, com atuação nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Bom Jesus d”Oeste, Serra Alta, Sul Brasil e Saltinho para viabilizar e melhorar o atendimento.

As parcerias firmadas, fundamentadas nos princípios do cooperativismo, intensificaram o aprendizado conjunto, fortaleceram a consolidação de sinergias e diminuíram os riscos inerentes ao negócio.

Hoje, este empreendimento tomou proporções nunca imaginadas por seus idealizadores. Expandiu-se de forma organizada, consciente e sustentável, marcando a história e participando do desenvolvimento da região, bem como fomentando as atividades individuais dos atuais 16752 cooperados.

Com a recente aprovação pelo Banco Central da ampliação da área de ação do Sicoob Creditaipu para o Rio Grande do Sul, um novo passo rumo ao fortalecimento da marca Sicoob será dado.

O projeto de ampliação da área já vinha sendo elaborado desde 2011. Muito trabalho foi despendido no estudo de viabilidade e atendimento de formalidades para que houvesse êxito. Atualmente o Sicoob Creditaipu atua em 7 municípios do Oeste catarinense com população total de 42 mil habitantes. Com o novo mapa a área será ampliada em 42 municípios do Rio Grande do Sul e passará a ter uma população que ultrapassa os 600 mil habitantes.

Os municípios aprovados são: Ajuricaba, Almirante Tamandaré do Sul, Barra funda, Bozano, Camargo, Carazinho, Chapada, Colorado, Condor, Constantina, Coqueiros do Sul, Coxilha, Cruz Alta, Cruzaltense, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Ernestina, Gentil, Gramado dos Loureiros, Ibirapuitã, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano. Mormaço, Não-me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nonoai, Nova Boa Vista, Panambi, Passo Fundo, Pejuçara, Pontão, Rio dos Índios, Ronda Alta, Rondinha, Saldanha Marinho, Santa Barbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Sarandi, Selbach, Sertão, Tapera, Tio Hugo, Três Palmeiras, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria, todos do estado do Rio Grande do Sul.

O Sicoob já é a maior cooperativa de crédito do Brasil, e queremos oportunizar mais pessoas a fazer parte do nosso sistema e usufruir dos benefícios que só o Sicoob proporciona.