Acesse sua Conta

Histórico

historico

No ano de 1984, oitenta e dois anos após o surgimento da primeira Cooperativa de Crédito no Brasil, foi fundada em Cunha Porã/SC, a COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL AURIVERDE SICOOB/SC – CUNHA PORÃ – CREDIAL, sob o certificado de autorização do BANCO CENTRAL DO BRASIL, número 826 aprovado em 14 de maio de 1985.

A mesma passou a funcionar para atendimento ao público em 08 de agosto de 1985, portanto à 33 (trinta) anos atrás, tendo 28 (vinte e oito) sócios fundadores.

Para funcionar a Cooperativa firmou convênio com o BNCC (Banco Nacional do Crédito Cooperativo), nas linhas de crédito rural, empréstimos além da compensação de cheques. Em 1991, o BNCC foi extinto, não havia mais compensação, então os cheques passaram a ser recolhidos no comércio. Os plano econômicos no final da década de 80 e início da década de 90 dificultaram ainda mais a situação.

Novamente com muito trabalho, o sistema cooperativo mostrou toda sua força e potencialidade. Mas acima de tudo que a proposta de constituir um sistema de cooperativismo de crédito sólido e confiável viera para ficar.

O caminho trilhado não foi fácil, mas decorridos então apenas cinco anos após a decretação da dissolução do BNCC, a resolução 2.193, de 31 de agosto de 1995 permitiu a constituição de bancos cooperativos.

Os bancos cooperativos representaram uma mudança de paradigma em relação ao modelo marcado pela existência do BNCC, ao permitir que o próprio sistema cooperativo de crédito controlasse um banco comercial.

Em 1997, as Cooperativas de Crédito do estado de Santa Catarina, incluindo o SICOOB/CREDIAL, criaram o seu próprio banco – o BANCOOB – Banco Cooperativo do Brasil, que nos atende desde compensação, repasse de recursos, aplicação de recursos, reserva bancária, entre outros…permitindo assim que as Cooperativas de Crédito, proporcionem aos seus associados, a manutenção de contas correntes e recebimento de contas compensáveis, como contas de água, luz, telefone etc…se caracterizando pela prestação de serviços aos seus associados, oferecendo taxas remuneratórias de depósitos mais elevadas e custos de serviços mais baixos.

Em 1999 o sr. Hermes Barbieri assumiu a presidência do SICOOB Credial, estando nessa função já por 19 (dezenove) anos.

Atualmente o SICOOB Credial, passou de 28 (vinte e oito) associados fundadores para cerca de 33.000 associados. Possui 124 colaboradores, entre funcionários, estagiários e menores aprendizes.

O SICOOB Credial hoje está Presente com PAC’s – Postos de Atendimento Cooperativo além da Sede em Cunha Porã, em mais nove municípios (dois em Maravilha, São Carlos, Cunhataí, Iraceminha, Flor do Sertão, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso, São José do Laranjal e Tigrinhos) – totalizando 11 Agências.

O SICOOB Credial comemora muitas realizações, mas em especial no dia 12 de junho de 2006, recebeu o ofício DEORF/GTPAL-2006/05331, comunicando-nos da aprovação do projeto de LIVRE ADMISSÃO

A transformação do SICOOB Credial, em Cooperativa de livre admissão de associados é um marco significativo ao longo dos 33 anos de existência.

Hermes Barbieri enfatiza “que a livre admissão de associados é o caminho a ser percorrido” segundo ele “a realidade vivenciada pelo atual sistema de crédito de nossa região exige que se contemple todos os segmentos, uma vez que os mesmos, nas suas mais diversas atividades, não deixam de ser interdependentes.”

O sr. Márcio Luiz Schmitt, diretor operacional da cooperativa, e um dos responsáveis pela elaboração do projeto, destaca que “apesar do significativo tempo gasto para a elaboração desse projeto, e ajustes posteriores, esse é sem dúvida foi um marco na história do SICOOB Credial, e que certamente nos dias à frente poder-se-á olhar para traz e testificar a certeza de que todo esse esforço não foi em vão”.

Acreditamos sinceramente, que esse é o melhor caminho a seguir. Numa época em que nos deparamos com um mercado altamente competitivo, onde a globalização é uma realidade, precisamos unir forças, e a livre admissão nos permite isso.

Hoje, o sonho daqueles 28 associados se multiplicou. O SICOOB Credial é uma instituição financeira cooperativista, presente no campo e na indústria, no comércio e na prestação de serviços. Os ideais daqueles 28 sócios fundadores são hoje realidade e impulsionam cada ação da cooperativa. Uma instituição financeira cooperativista, onde todos são donos e que cada centavo investido, retorna para comunidade.

Sicoob Credial: Há 33 anos associado ao que há de melhor no cooperativismo: associado a você!