Acesse sua Conta

Sicoob Credial comemora 35 anos de constituição

Foto (1)

Em 26 de novembro de 1984, vinte e oito pessoas uniam-se para constituir em Cunha Porã, a Cooperativa de Crédito Rural Auriverde – Credial, sob o certificado de autorização do Banco Central do Brasil.  Para relembrar este marco tão importante da história da Cooperativa, neste dia 30 de novembro de 2019, o Sicoob Credial realizou evento em comemoração aos 35 anos de trajetória, com homenagens aos que fizeram e fazem parte desta história.

A cerimônia, realizada na Ser Auriverde, em Cunha Porã, contou com a presença de sócios fundadores, ex e atuais conselheiros administrativos e fiscais, diretoria executiva, colaboradores, estagiários, menores aprendizes, terceirizados e entidades parceiras.

O presidente do Sicoob Credial, sr. Hermes Barbieri iniciou desejando boas-vindas a todos. Em seguida, o sócio fundador, sr. Erich Winckler fez a leitura da história da Cooperativa. O sr. Nelson João Bauermann, representando os sócios fundadores do Sicoob Credial, seguido do sr. Manfredo Arthur Salfner, primeiro presidente do Sicoob Credial, tiveram a oportunidade de relatar brevemente o início dessa jornada. Após este momento, seguiram falando um representante dos conselheiros administrativos, representante dos conselheiros fiscais e demais entidades presentes.

Ivanir Chiella, presidente do Sicoob Maxicrédito, em nome da Central SICOOB SC/RS, reforçou a importância do cooperativismo. Bem como o vice-presidente da Cooperativa Regional Auriverde, Daniel Ferrari, representando o presidente Cláudio Post, relembrou o início dessa caminhada, em que a Auriverde pôde apoiar o Sicoob Credial. “Temos grande admiração e orgulho da Credial. Desde o início foi assim e nós, enquanto cooperativas, nos abraçamos e nos juntamos para vencer todas as dificuldades”, relata Ferrari.

O Diretor Superintendente da OCESC, sr. Neivo Luiz Panho, representando o presidente da OCESC, sr. Luiz Vicente Suzin, falou da integração das cooperativas. José Samuel Thiesen, presidente da Ceraçá, reforçou a intercooperação que existe em nossa região. Também, o gerente de PA, Luiz Carlos Hubner, em nome de todos os colaboradores, destacou a importância do trabalho feito pelos funcionários, com o apoio da administração.

Márcio Luiz Schmitt, Diretor Executivo do Sicoob Credial, em sua palavra destacou que “o Sicoob Credial completa 35 anos cumprindo com o objetivo de sua fundação, a qual era trazer maior desenvolvimento econômico e social para nossa comunidade, e isso é atestado não somente pelos números atingidos, mas também pelo reconhecimento”.

Para o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, este é um marco histórico muito importante da Cooperativa. “Muitas pessoas e entidades fizeram e ainda fazem parte destes 35 anos de constituição, e nós queremos homenagear e celebrar ao lado de cada um, que durante todo esse tempo, não mediram esforços para transformar o Sicoob Credial no que é hoje, todos unidos com a força da cooperação”, finaliza.

História e cooperação

Com o objetivo mais nobre de todos, a Cooperativa de Crédito Rural Auriverde – Credial surgiu através do interesse pela comunidade e uma melhor administração dos recursos financeiros produzidos pelos associados. Na época, todo o recurso financeiro era destinado para os bancos nos grandes centros, e hoje, por exemplo, administramos mais de 900 milhões de ativos e estes estão nos nove municípios das nossas áreas de atuação.

Através do ótimo trabalho do primeiro presidente sr. Manfredo Arthur Salfner, junto do coordenador sr. Hermes Barbieri, dos sócios fundadores e do auxílio da Cooperativa Regional Auriverde, o Sicoob Credial foi crescendo e mesmo com dificuldades durante o percurso, o sistema cooperativo se mostrou forte e com grande potencial. Já no ano de 1999, o sr. Hermes Barbieri assumiu a presidência, estando nessa função já por vinte anos.

Até hoje, o Sicoob Credial comemora muitas realizações, mas em especial no dia 12 de junho de 2006, recebeu um ofício comunicando a aprovação do projeto de livre admissão, transformando-se em Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Auriverde Sicoob Credial.

Atualmente, o sonho daqueles 28 sócios fundadores se multiplicou para mais de 35.000 mil associados. Uma instituição financeira cooperativista, presente no campo e na indústria, no comércio e na prestação de serviços, onde todos são donos e cada centavo investido retorna para a comunidade: este é o Sicoob Credial, há 35 anos cooperando com você!

Foto (2)

IMG_2077

IMG_2100

IMG_2114

IMG_2131

IMG_2288

IMG_2337

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sicoob Credial