Acesse sua Conta

Sicoob Vale do Vinho patrocina 21º Concurso de Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul

Vinhos - concurso Caxias do Sul - 400x300

A Feira do Vinho será de 8 a 10 de junho, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul e o concurso se estenderá até 13 de setembro

O Sicoob Vale do Vinho é um dos patrocinadores do 21º Concurso de Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul (RS). O objetivo é promover a qualidade dos vinhos caxienses e valorizar a divulgação de rótulos locais, bem como oferecer às vinícolas a possibilidade de negócios e inserção no mercado, já que a região da Serra Gaúcha é reconhecida nacionalmente como a principal região produtora de uvas e vinhos, e historicamente, o setor vitivinícola possui grande valor econômico e cultural na cidade de Caxias do Sul.

O cronograma de etapas de desenvolvimento do Concurso iniciou com as primeiras reuniões em 10 de maio e se estenderá até 13 de setembro, com evento de divulgação dos melhores vinhos e sucos de uva. O Sicoob Vale do Vinho possui sede em Videira (SC), região que tem tradição no cultivo de uvas e produção de vinhos e sucos, e também agência em Caxias do Sul.

A Feira do Vinho será de 8 a 10 de junho, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. Nesse período, nove vinícolas comercializarão vinhos, sucos e espumantes com preços promocionais.

Mais de 250 empreendimentos de 22 cidades do país promovem de 18 de maio a 3 de junho, programação especial voltada ao Dia do Vinho. Embora a celebração seja alusiva a uma data – primeiro domingo de junho –, as atividades se estendem ao longo de 17 dias – além do concurso, que ocorre fora desse período. Ao todo, são mais de 350 atrações que vão desde descontos na comercialização do produto até espetáculos cênicos.

Apesar de a Serra Gaúcha ser o principal polo envolvido em razão da representatividade do setor vitivinícola, municípios das regiões sudeste e nordeste do Brasil também sediarão parte da programação.

Durante o período de atividades, vinícolas participantes oferecem descontos nos produtos que podem chegar a até 50%. Neste período, hotéis e restaurantes integrados à programação também ofertam preços e cardápios diferenciados.

As regiões denominadas Serra Gaúcha Região Uva e Vinho, Campanha Gaúcha, Vale Central Gaúcho, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do São Francisco (BA) realizarão atividades simultâneas nas duas semanas.

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho, por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho.

Entre os atrativos, serão promovidos cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, promoções em bebidas, gastronomia e hospedagens, olimpíada de conhecimentos em vinhos, passeio ciclístico, encontro de ciclistas, rústica e festival de rock ao ar livre.

Fonte: Sicoob Vale do Vinho – Sicoob Central SC/RS e Jornal Pioneiro (RS).