Acesse sua Conta

Sicoob promove Workshop de Negócios em Florianópolis e Chapecó

Workshop Negócios - foto 2

Em Florianópolis o Workshop foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto

O Sicoob Central SC/RS promoveu em Florianópolis e Chapecó um Workshop de Negócios, com o tema “Soluções de recebimento e canais de atendimento”. O evento, que promoveu troca de experiências e reuniu 250 pessoas, contou com palestras sobre Sipag e Cobrança, cases do Sicoob Ecocredi (RS), Sicoob Alto Vale, Sicoob Credivale e Sicoob São Miguel, além de debates e premiação Sipag e Cobrança às cooperativas com melhor desempenho. Além disso, os palestrantes apresentaram um panorama das tendências mundiais, que apontam para a utilização cada vez mais intensa de tecnologias virtuais para transações econômicas.

O Prêmio Destaque de melhor desempenho no produto Cobrança Bancária foi entregue para as cooperativas Sicoob Advocacia e Sicoob MaxiCrédito. Na categoria produto Sipag os vencedores foram Sicoob Canoinhas e Sicoob Valcredi.

Dinheiro virtual
Em países como a China, por exemplo, nas áreas urbanas, o dinheiro já está se tornando obsoleto, com a população pagando e comprando com celulares e tablets, apenas com reconhecimento de QR Code. “Essas e outras novidades podem impactar operações estruturadas, como bandeira, adquirência e emissão”, afirmou o superintendente de Adquirência do Bancoob, Marcel Sebastian de Freitas.

Não importa qual seja o futuro e o mercado para as instituições financeiras, é certo que ele passará, inevitavelmente, por serviços de alta tecnologia. Por isso, conforme pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), há cada vez mais investimentos em mobile e internet banking. No Brasil, essas duas modalidades já são os principais meios de oferta de serviços bancários, com 58% de participação no mercado.

Essa mudança também proporciona uma grande redução de custos. Uma transação financeira via celular tem um custo de apenas 3% comparado àquela realizada em uma agência bancária.

Perfil dos associados
No Sicoob, que tem sido reconhecido seguidamente como uma instituição financeira que desenvolve alta tecnologia nessa área, atualmente 57% dos associados que acessam o SicoobNet também utilizam o Mobile Banking. Há uma relação clara, também, entre a população mais e menos idosa na preferência pelo uso de aplicativos eletrônicos.

Segundo Angelo Eduardo Glazar Curbani, superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, no Sicoob, 92% dos associados até 55 anos usam o Mobile Banking, número que cai para somente 8% entre os maiores de 55 anos. Nessa faixa etária mais avançada, 33% deles, por exemplo, ainda preferem ser atendidos no caixa da cooperativa. A idade média de quem utiliza o Mobile Banking é 35 anos e de 47 anos para quem prefere os caixas das agências.

Entre os melhores
Na área de cartões de crédito o Sicoob tem alcançado ótimos resultados com cartões black. O Sicoobcard aparece duas vezes entre os 15 melhores do Brasil. O Sicoobcard Merit Mastercard Black está em 4º lugar e o Sicoobcard Mastercard Black em 13º lugar. O Bancoob, o banco que pertence às cooperativas do Sicoob, está em 7º lugar no faturamento de emissões de cartões e em 5º lugar entre os maiores credenciadores.

Palestrantes
Foram palestrantes do Workshop de Negócios o superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, Angelo Eduardo Glazar Curbani; o superintendente de Adquirência do Bancoob, Marcel Sebastian de Freitas; o diretor de Meios Eletrônicos de Pagamento do Bancoob, Marcos Vinicius Viana Borges; o gerente de Desenvolvimento de Crédito e Serviços do Bancoob, Ricardo de Amorim Hermes; o diretor Operacional do Sicoob Centro (Rondônia), Franklin Moreira; o gerente Comercial do Sicoob Alto Vale, Eduardo Pereira; o diretor de Negócios do Sicoob São Miguel, Jaimir José Balbinot; o gerente Operacional de Crédito do Sicoob São Miguel, Edson Cieplak; a supervisora Comercial do Sicoob São Miguel, Patrícia Maldaner Sewald; o gerente de Produtos do Sicoob Maxicrédito, Tiago Ili Santin; o diretor Administrativo do Sicoob Credivale, Clovis Freitas e o responsável pelo produto Cobrança Bancária do Sicoob Credivale, Thiago Volpato de Souza.

Pelo Sicoob Central SC/RS, os palestrantes foram o subgerente de Negócios Dangelo Dalla Rosa, o especialista Comercial Heron Alves Pereira, o analista de Negócios Tiago Costa Brando Rosa, e os analistas Comerciais Paulo Eduardo Boff e Renice Regina Heling.

Em Florianópolis o Workshop de Negócios foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto e em Chapecó nos dias 9 e 10 de agosto.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.