Acesse sua Conta

“Serviço local, alcance global” é o tema deste ano do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito - imagem do tema com quatro pessoas segurando o planeta - 600x273

A data tem por objetivo divulgar os pilares do movimento cooperativista de crédito, que oferece soluções financeiras justas às comunidades

Cerca de 260 milhões de pessoas, de 89 mil cooperativas, em 117 países, comemoram em 17 de outubro o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. A data, rememorada sempre na terceira quinta-feira de outubro, vem se consolidando desde 1948, com o objetivo de reforçar os pilares desse movimento global e oferecer soluções justas a um número cada vez maior de pessoas. No Brasil, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) se unem para realizar a divulgação da data e do tema, sintonizados no mesmo ideal: fortalecer as soluções cooperativistas financeiras nas comunidades.

Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “o cooperativismo de crédito vem crescendo em ritmo muito maior do que a média das tradicionais instituições financeiras do país, o que demonstra que, quanto mais a população conhece os produtos e serviços de uma cooperativa e suas vantagens, mais adere a um movimento inclusivo, que gera desenvolvimento social e fortalece as comunidades por meio de empregos e geração de renda”.

O sistema cooperativista de crédito, que existe no Brasil desde 1902, está presente em todos os estados e no Distrito Federal. Porém, mesmo com sua amplitude, ainda é desconhecido de uma grande parcela da população. Nos Estados Unidos, 30% da população é cooperada e na Alemanha, 22%. Já por aqui, cerca de 4% dos brasileiros movimentam seus recursos em uma cooperativa, que funciona como um banco, mas tem um jeito diferente de gerar resultados, tanto econômicos quanto sociais. As taxas e tarifas são reduzidas porque a cooperativa não tem a finalidade de lucro.

Uma cooperativa de crédito presta serviços financeiros aos seus cooperados com as mesmas garantias das outras instituições financeiras e com vantagens, pois numa cooperativa o associado é também dono do negócio. Possui as mesmas opções de produtos e serviços de um banco, como investimentos, seguros, cartões, conta corrente, consórcio, previdência, poupança, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros.

Os cooperados não são meros clientes como nos bancos. Ao mesmo tempo que são usuários, também são donos, com direito à participação nas assembleias para tomada de decisões sobre os rumos da cooperativa.

O lucro, denominado “sobras” em uma cooperativa, resultado de aplicações ou investimentos realizados, é devolvido aos cooperados na mesma proporção do uso dos serviços e produtos.

O cooperado também recebe anualmente a remuneração de juros ao Capital Social, que representa a soma de todas as cotas-partes dos cooperados e forma o patrimônio da cooperativa.

O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, caso fosse considerado um único grupo, representaria a 6ª maior instituição financeira do país.

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, com 4,4 milhões de associados – cerca de 2,7 mil novos sócios por dia útil. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 435 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora e previdência), que são provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com 3,1 mil pontos de atendimento em 1.728 municípios. São mais de 36 mil funcionários em todo o país e 4.900 caixas eletrônicos próprios, além de 20 mil pontos da Rede Banco24Horas.

O Sicoob possui tecnologia de ponta em aplicativos e internet banking que facilitam o atendimento de pessoas físicas e jurídicas. Elas podem movimentar a conta corrente de qualquer lugar onde estejam, com acesso a pagamentos, transferências, cartões e outros serviços. O aplicativo Sicoob é o mais bem avaliado pelas pessoas no segmento bancário, na Apple Store e Google Play. Tem recebido vários prêmios competindo com os principais bancos do país, como aconteceu em 2019, na 19ª edição do Prêmio efinance, vencido pelo Sicoob nas categorias Gestão de Risco e Infraestrutura de TI.

O Sicoob SC/RS está presente em 261 municípios (88% do total) de Santa Catarina, 43 no Rio Grande do Sul e 21 no Paraná. São 490 pontos de atendimento para estar cada vez mais próximo dos associados. O Sicoob SC/RS possui mais de 970 mil associados e ativos de R$ 15,5 bilhões.

No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com Sicoob Confederação e Confebras).