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Meta é chegar a R$ 25 bilhões de faturamento com a Sipag em 2018

Meta é chegar a R$ 25 bilhões de faturamento com a Sipag em 2018 - Marcel Sebastian de Freitas

Marcel Sebastian de Freitas, superintendente de Adquirência do Bancoob: 180 mil estabelecimentos ativos e R$ 17 bilhões de faturamento em 2017

O Bancoob, criado para ser uma plataforma de geração de portfólio de produtos e serviços, tem trabalhado intensamente com o Sicoob no desenvolvimento de soluções que atendam adequadamente as necessidades dos associados. Nesse sentido, visando estreitar o relacionamento com o segmento de pessoa jurídica e oferecer produtos adequados e com preços justos, o Sicoob incluiu em seu portfólio a Sipag (Soluções Integradas de Pagamentos). Criada em parceria com a First Data – líder global no mercado de adquirência – opera como infraestrutura de apoio ao associado para receber suas vendas por meio de pagamento com cartões de débito ou crédito.

Ofertada pelo Sicoob, sem custo de adesão, com taxas mais justas e com facilidade na gestão – por meio do portal do estabelecimento comercial -, a Sipag permite não somente a redução nos custos para o associado mas, também, a geração de receita direta para a cooperativa. Com essas características, a Sipag tornou-se uma solução muito atrativa e bem aceita pelo associado.

“Em 2017, o Sicoob está efetivando, em média, 10 mil credenciamentos por mês da maquininha”, disse Marcel Sebastian de Freitas, superintendente de Adquirência do Bancoob. “Acreditamos que as principais razões são o fato de ofertarmos um produto de marca própria, que permite o fortalecimento do relacionamento com o associado e gera sentimento de pertencimento, e também porque o Sicoob abraçou a Campanha Nacional de Vendas”, acrescentou.

A aplicação de uma Campanha Nacional de Vendas, inclusive com aceleradores  estruturados para otimizar a força de vendas na oferta dos produtos, tem contribuído de forma intensa no aumento do Índice de Aproveitamento de Produtos (IAP) e no crescimento da Sipag.

O Sicoob alcançou a marca de 180 mil estabelecimentos ativos, que vão ultrapassar a marca de R$ 17 bilhões de faturamento em 2017, além de solidificar a presença da Sipag em todo o território nacional. “No estado de Santa Catarina, por exemplo, 97% dos municípios já contam com estabelecimentos comerciais utilizando a nossa Sipag”, informou Marcel de Freitas.

Para o superintendente de Adquirência do Bancoob, alcançados esses resultados, é hora de priorizar a geração de maior valor agregado para a Sipag, pois a firme atuação do Banco Central do Brasil, na busca de promover a concorrência do mercado de adquirência brasileiro, vai desafiar a Sipag  a concorrer com mais de 20 credenciadoras. Além da presença, cada vez mais crescente, dos facilitadores (conhecidos também como subadquirentes).

Para superar os desafios, vários projetos deverão ser implantados em 2018: Implantação de plataforma web voltada para solicitação de condições comerciais diferenciadas (solicitação de taxas e preços diferenciados); Implantação de plataforma web que permita às cooperativas gerenciar os estabelecimentos credenciados à Sipag; Disponibilização de serviços Sipag por meio dos canais de atendimento SISBR 2.0; Disponibilização de APP Sipag, de forma a facilitar o acesso do associado às informações e serviços Sipag; Homologação de novas bandeiras (Hiper, Alelo, Sodexo, VR etc) e migração das bandeiras que operam no modelo “VAN” para o modelo “FULL” (Elo, Amex e Sorocredi); Disponibilização de novas tecnologias/equipamentos, como Wifi, POS TEF e equipamento de baixo custo (maquininha sem impressora – usualmente vendida pela concorrência); Implantação de serviço de recarga telefônica; Implantação de serviço de compra com troco; Implantação de pacote de serviço E-commerce; Revisão do modelo logístico de entrega e manutenção dos equipamentos – além de outros.

“Considerando a importância do produto como ferramenta de fidelização do associado e a necessidade de gerarmos novas fontes de rentabilidade para a cooperativa, em cenário de Selic baixa, manteremos intensa dedicação no desenvolvimento da Sipag, estimulando a comercialização por meio da Campanha Nacional de Vendas 2018, com o objetivo de alcançarmos R$ 25 bilhões de faturamento Sipag no próximo ano”, concluiu Marcel Sebastian de Freitas.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – com informações do Bancoob.