Acesse sua Conta

Instituto Sicoob promove Clínicas Financeiras gratuitas no Centro de Florianópolis

Clínicas Financeiras - atendimento público - 400x300

Quem participou das Clínicas aprendeu a controlar suas finanças, a se preparar para a aposentadoria, e ainda recebeu um brinde do Instituto Sicoob

O Instituto Sicoob realizou, nos dias 16 e 17 de dezembro, na Praça Fernando Machado, no Centro de Florianópolis, atendimento gratuito em Clínicas Financeiras às pessoas interessadas em fazer uma boa gestão das finanças pessoais, inclusive com orientações sobre como economizar, aplicar ou negociar dívidas – entre outras dicas. “As pessoas que passaram pelo local e se interessaram, tiveram um espaço de escuta, acolhimento e confiança, com informações e orientações sobre finanças pessoais”, disse a supervisora de Projetos do Instituto Sicoob SC/RS, Silene dos Santos Rosa.

As atividades foram realizadas das 9 às 19 horas, com quatro a seis profissionais que prestaram atendimento individual, com duração média de 30 minutos cada. Ao final da tarde, às 17 horas, foi realizada uma palestra sobre Gestão de Finanças Pessoais, com o voluntário transformador Juliano Fernandes, que é educador financeiro e supervisor de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Sicoob Central SC/RS. Ação também contempla o 7º princípio do cooperativismo, que é o “interesse pela comunidade”.

“Não houve necessidade de inscrição, qualquer pessoa interessada recebeu atendimento prestado por voluntários da Sicoob Central SC/RS, por Pessoas de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob e voluntários das cooperativas singulares, que receberam capacitação do Instituto”, informou a Analista de Projetos do Instituto Sicoob SC/RS, Elaine Dias.

Além disso foi disponibilizado um espaço Kids para que os pais pudessem ficar à vontade durante o atendimento e aproveitar as orientações com qualidade. Nesse espaço os voluntários divertiram as crianças com desenhos de colorir e contação de histórias do “Caio achou uma moedinha”.

O assunto dinheiro ainda é visto como um tabu e muitas pessoas estão endividadas porque não sabem como fazer uma boa gestão dos recursos que dispõem. Uma parcela significativa da população tem muitas dúvidas sobre o sistema financeiro. Quase não existem espaços de escuta e principalmente de fala em palestras e cursos voltados para o público geral, e muitos indivíduos ainda não se sentem confortáveis em expor situações pessoais e dúvidas em público, daí a vantagem de fazer um atendimento individualizado.

Os participantes da Clínica Financeira aprenderam a controlar suas finanças, a se preparar para a aposentadoria, e ainda receberam brindes do Instituto Sicoob, como cartilha de educação financeira, guia de bolso e eco copo. As crianças ganharam um cofrinho com a finalidade de estimular, de forma lúdica, a cidadania financeira.

Segundo Silene dos Santos Rosa, esta foi a primeira edição do programa de Clínicas Financeiras do Instituto Sicoob em Florianópolis e o balanço foi “muito positivo”, principalmente levando-se em conta que o clima esteve chuvoso e ainda existe um certo receio ou falta de hábito de falar sobre finanças.

O Sicoob Central SC/RS aderiu ao Instituto Sicoob em 2018 e em junho de 2019 iniciou os processos de implantação e execução dos programas. Para isso, contou com a participação de voluntários da Central, das singulares e Pessoas de Apoio Estratégico de nove cooperativas do sistema: Sicoob Alto Vale, Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Credisc, Sicoob Cooperando, Sicoob Credicaru, Sicoob Campos Novos, Sicoob Crediauc, Sicoob Credial e Sicoob Ecocredi, que põem em prática o 6º princípio do cooperativismo, a “intercooperação”.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Fotos: Celso Vicenzi.