Acesse sua Conta

Concurso Cultural do Instituto Sicoob premia aluno catarinense

desenho-concursocultural

Desenho feito por aluno de São José do Cerrito apresenta uma máquina recicladora com energia sustentável

Foi divulgado no dia 11 de novembro o resultado da edição deste ano do Concurso Cultural do Instituto Sicoob. Nove cooperativas do Sicoob Central SC/RS participaram, impactando mais de 1.900 crianças na rede pública e privada catarinense.

O concurso, que possuía como tema “Consumo Consciente – todo mundo ganha com a cooperação”, foi lançado em 27 de maio e recebeu mais de 60 mil inscrições de estudantes do ensino fundamental de todo o Brasil. Entre eles, o aluno Davi R. Bagnolinn, de São José do Cerrito (SC).

Davi, que é aluno do 3º ano da Escola Mauro Gonçalves Farias, competiu com mais de 24 mil alunos do estado de Santa Catarina e foi o contemplado nacional da Categoria Desenho com sua “Máquina Recicladora Auto Sustentável” – nome dado por ele à obra vencedora.

Segundo Diane Matos, assistente Administrativa do Sicoob Credicaru, o concurso é motivo de orgulho tanto para a cooperativa, quanto para a comunidade escolar. “Dá orgulho saber que conseguimos, junto com a professora, conscientizar os alunos sobre a importância de ser sustentável”, diz Diane. “Muito se fala em reciclagem do lixo, mas nem tanto sobre como comprar e entender o que é supérfluo e o que é realmente necessário”.

No dia 27 de novembro, representantes da cooperativa Sicoob Credicaru e o aluno vencedor irão receber a premiação em Brasília, na sede do Sicoob Confederação. Além do reconhecimento ao aluno (um notebook), também serão destinados prêmios à escola: um projetor e uma caixa de som, para melhorar a infraestrutura e impactar ainda mais alunos. A entrega na escola será feita no dia 29 de novembro, com atividades promovidas pelo Instituto Sicoob, como distribuição de pipoca e algodão doce para a comunidade escolar.

Silene Rosa, supervisora de Projetos no Instituto Sicoob na Central SC/RS, acredita que o concurso é um ótimo ativo de divulgação dos princípios cooperativistas, fazendo com que a comunidade participe disso. “É muito importante fazer essas ações com as crianças, que são realmente o futuro. Com o concurso, conseguimos despertar algumas reflexões que até então as crianças não tinham feito”, afirmou.

Silene também enfatiza a importância da escola na iniciativa. “É recompensante ver os professores indo além do conteúdo curricular e se engajando em causas cooperativistas e de cidadania financeira”, finalizou.

Sobre o Instituto Sicoob

Este foi o primeiro ano de adesão das cooperativas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao Instituto Sicoob. Lançada no dia 4 de junho, durante o 9º Encontro dos Dirigentes, a iniciativa já foi adotada pelas 39 cooperativas do Sicoob Central SC/RS.

Até o momento, já foram realizadas duas capacitações para Pessoas de Apoio Estratégico (Paes) e lançamento do Programa Voluntário Transformador na Central e em algumas Singulares. Para dezembro, estão previstos dois dias de atendimento à população (16 e 17) no projeto Clínica Financeira, que será realizado em frente à Catedral Metropolitana, no Centro de Florianópolis.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Sicoob Credicaru).