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Segurança Na Internet
• Seus dados pessoais e bancários são confidenciais e, para que não caiam nas mãos
de pessoas indesejáveis, antes de digitar sua senha no internet banking do Sicoob
(SicoobNet):
o Certifique-se de que você está na página correta: https://
ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp.
o Note que no início do campo “endereço” surgem as letras “https”.
o Certifique-se de que ninguém o observa ao digitar sua senha.
• Evite utilizar computadores públicos ou de terceiros para acessar sua conta ou
qualquer informação sigilosa. Só utilize equipamento efetivamente confiável.
• Evite atalhos e digite você mesmo, no seu navegador, o endereço para acessar
o site do Sicoob. Nunca entre no site a partir de links presentes em outros sites na
internet ou em mensagens recebidas.
• Instale e mantenha atualizado um antivírus e um firewall pessoal em seu
computador. Dê preferência a programas conceituados que façam atualizações
automaticamente.
• Ao finalizar suas transações no internet banking do Sicoob sempre encerre a sessão
clicando no botão “Sair” ou fechando o navegador.
• Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem
conter vírus, cavalos de tróia e outras aplicações prejudiciais. Embora ocultas para
o usuário, elas permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, com base em
informações capturadas após a digitação no teclado.
• Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu
computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
• Para proteger seu computador e evitar problemas, configure seu navegador para
sempre pedir autorização antes de fazer download ou executar arquivos de internet,
uma vez que eles podem conter vírus e você evita que suas informações sejam
rastreadas por empresas ou pessoas indesejáveis.
• Não use programas piratas ou de origem desconhecida. Cópias ilegais podem
conter programas maliciosos.
• Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas,
pois, geralmente, incorporam melhores mecanismos de segurança.
• Realize todas as atualizações de segurança disponibilizadas pelo fabricante do
sistema operacional e do navegador. Elas evitam que vulnerabilidades já conhecidas
sejam exploradas por programas e sites maliciosos.
• Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta
também seus mecanismos, as políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.
• Evite salvar senhas no computador ou navegador. Procure memorizá-las e nunca
fornecê-las a terceiros. Dessa forma, você mantém sua privacidade e evita que
pessoas desconhecidas tenham acesso aos seus e-mails.
• Apagar manualmente informações sobre os sites visitados em seu computador,
incluindo conteúdo e quaisquer nomes de usuário, uma vez que outras pessoas que o
usarem podem visualizar essas informações.
• Ao visitar um site desconhecido, procure no fim da página sua “Política de
Privacidade”. Leia com atenção as informações sobre como os seus dados serão
utilizados, compartilhados e protegidos, e como você pode editar ou excluí-los. Se não
houver nenhuma declaração de privacidade, procure outro site.
• Minimize detalhes que o identifiquem ou ainda que identifiquem sua localização,
e procure inserir somente as informações necessárias – geralmente marcadas com
asterisco (*) – em formulário de registro ou sites de empregos.
• Evite compartilhar informações pessoais em redes sociais, uma vez que pessoas
para as quais você não forneceu seu endereço eletrônico podem ter acesso sem a sua
permissão.
• Ao utilizar um roteador Wireless (Wi-fi), crie uma senha para acesso às
configurações do equipamento. Dessa forma, sua navegação internet fica
mais protegida e você evita que pessoas indesejáveis tenham acesso às suas
configurações. Para obter auxílio, consulte um técnico habilitado e de sua confiança
• Fique atento a e-mails SPAM que aparentam vir de uma fonte segura ou de um
amigo, mas são na verdade desenvolvidos para que você faça download de um vírus
ou que seja direcionado para um site fraudulento e revele informações confidenciais.
• Chame um técnico de sua confiança sempre que você suspeitar que seu
computador possa estar infectado.
• Certifique-se também de que as demais pessoas que utilizam o seu computador
tenham conhecimento e sigam as orientações de segurança.
• Quando houver necessidade de pagamento através do internet banking do Sicoob,
observe atentamente durante a digitação se as informações que estão sendo digitadas
estão de acordo com as informações que estão aparecendo na tela. No momento da
confirmação do pagamento, confira se as informações mostradas na tela estão de
acordo com o que foi digitado.
• No caso de pagamento de boletos bancários, observe na tela de confirmação se
o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) estão de acordo com o emissor
do boleto bancário que está sendo pago. A lista com os códigos e seus respectivos
bancos está disponível no site da FEBRABAN.
• Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre
em contato com o Sicoob pelo email: seguranca@sicoob.com.br. A Prevenção é a
melhor forma de segurança!
Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
Nos Caixas Eletrônicos
• Ao utilizar o caixa eletrônico, fique atento à presença de pessoas suspeitas e/ou
curiosas que possam estar próximas a você.
• Posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo, impedindo assim,
que a sua senha seja vista por estranhos.
• Exija que as pessoas na fila, atrás de você, observem o limite da faixa, a qual se
destina à sinalização de espaço para garantir a sua privacidade na hora de executar a
operação. Fique alerta à aproximação de estranhos.
• Em caso de dificuldades no uso do caixa eletrônico, não utilize telefones celulares
de terceiros para entrar em contato com o Sicoob, pois seus dados ficam registrados
na memória do aparelho.
• Desconfie e não utilize caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo ou
violação. Antes de utilizar o caixa eletrônico verifique se o equipamento não apresenta
adulteração aparente. Em caso de fiação aparente, indício de cola, fita adesiva ou
dispositivos obstruindo a saída do dinheiro, não use o equipamento e entre em contato
com a Central de Atendimento do Sicoob.
• Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver
fora de serviço, não insira o cartão.
• Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas. Caso desconfie de alguém que se faça
passar por empregado, avise imediatamente ao Sicoob.
• Cuidado com esbarrões, os fraudadores se aproveitam dessas situações para
efetuar a troca de cartão. Caso aconteça uma situação parecida, certifique-se
imediatamente de que não houve troca de cartões ou se nada lhe foi retirado.
• Evite sacar muito dinheiro de uma só vez, ainda que seja dentro do limite de saque.
• Evite utilizar caixas eletrônicos à noite e em locais isolados. Havendo necessidade,
principalmente, na madrugada, redobre a atenção, prefira usar caixas eletrônicos
instalados em locais de grande movimentação (shoppings, supermercados, postos de
gasolina, etc.) e se possível, vá acompanhado.
• Nunca se afaste do caixa eletrônico sem concluir sua operação. Na dúvida, acione a
tecla “cancelar”.
• Não converse com pessoas estranhas dentro ou fora da Cooperativa de Crédito ou
Posto de Atendimento (PA).
• Para os cartões de conta corrente e poupança, a senha de 4 dígitos não será mais
solicitada ao usar o caixa eletrônico. Para efetivar as transações será solicitada a
identificação positiva (senha de letras), além de ter que responder perguntas pessoais.
• Não digite a senha ou código de acesso, caso seu cartão fique retido no terminal,
esse procedimento não vai liberá-lo. Se ocorrer, acione a tecla “cancelar” e só
abandone o caixa eletrônico após entrar em contato com o Sicoob. Caso precise sair
antes da retirada do cartão, solicite o seu bloqueio o mais rápido possível à Central de
Atendimento do Sicoob.
• Após um saque, guarde o dinheiro em local seguro antes de se afastar do caixa
eletrônico e observe se não existem pessoas acompanhando sua ação.
• Quando necessitar de esclarecimentos, recorra a empregados conhecidos ou
identificados do Sicoob.
• Não acredite em histórias de tragédias familiares contadas por estranhos que o
abordem em filas.
• Não aceite proposta de transferir valores para sua conta nem concorde que terceiros
a utilizem para transações alheias ao seu interesse.
• Nunca forneça suas senhas para outras pessoas. Os empregados do Sicoob jamais
solicitam as suas senhas de acesso.
• Em caso de pagamento de boletos bancários em terminais de autoatendimento,
verifique se o código de barras apresenta espaços em branco e muito largos, que
inviabilizem a leitura, e se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto)
corresponde ao banco emissor do boleto bancário. A lista com os códigos e seus
respectivos bancos está disponível no site da FEBRABAN.
• Sempre verifique se está de posse do seu cartão. Em caso de perda, troca, furto
ou roubo do cartão, cancele-o imediatamente por meio dos caixas eletrônicos e
comunique o fato à sua Cooperativa ou à Central de Atendimento do Sicoob.
Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
No Celular
• Não utilize aparelhos de terceiros para acessar os serviços do mobile banking do
Sicoob e/ou efetuar transações por meio deste canal. O aparelho pode estar preparado
para gravar o número de sua conta e da sua senha.
• Bloqueie o celular caso você troque de número ou de aparelho. Esse procedimento
poderá ser efetuado nos caixas eletrônicos, em um computador cadastrado ou na sua
cooperativa. A qualquer momento você poderá autorizar um novo celular.
• Na utilização dos serviços do Sicoob pelo celular, sua senha e seu aparelho móvel
devem estar protegidos. Evite deixá-lo exposto ou com outras pessoas.
• Funcionalidades de conectividade sem fio como bluetooth podem tornar seu
aparelho mais vulnerável e suscetível a ataques, envio de vírus e arquivos maliciosos.
Recomenda-se manter tais funcionalidades desabilitadas.
• No caso de troca, perda ou furto de seu aparelho, comunique imediatamente a
Central de Atendimento Sicoob.
Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
No Telefone Fixo
• Certifique-se de que está discando para o número do telefone correto da Central de
Atendimento do Sicoob (0800 642 0000).
• Mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois o Sicoob solicita informações para a
identificação positiva.
• Tenha sempre em mão seus documentos, pois poderá ser solicitada sua
identificação.
• Nunca informe sua senha ao atendente que está lhe atendendo.
• Procure um lugar discreto para que ninguém ouça o que está sendo falado durante a
ligação, principalmente ao informar dados cadastrais ao atendente.
• Ao ligar para Central de Atendimento do Sicoob, utilize de preferência, os telefones
que constam no cadastro do Sicoob ou os telefones fixos. Evite telefones públicos ou
de terceiros.
• Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas em ligações telefônicas
recebidas.
• O Sicoob nunca entra em contato com seus associados via telefone, e não solicita
suas credenciais de acesso à conta corrente.
• Lembre-se de que à Central de Atendimento do Sicoob é um serviço extremamente
confiável, e tais medidas, visam a sua segurança.
Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
Dicas de Segurança
• Mantenha seus dados, principalmente endereço, telefones e e-mails, sempre
atualizados em sua cooperativa.
• Cancele todas as contas inativas, tanto bancárias quanto de cartão de crédito. Elas
podem ser utilizadas para operações fraudulentas.
• Evite solicitar produtos e serviços por telefone e por e-mail. Utilize o internet banking,
os caixas eletrônicos ou vá pessoalmente à cooperativa.
• Nunca responda e-mails, telefonemas ou SMS que peçam seus dados bancários,
como número de conta, agência e senhas. Na dúvida, ligue para a Central de
Atendimento do Sicoob.
• Acompanhe sempre suas faturas e extratos para certificar-se de que estão corretos.
Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com a sua
cooperativa imediatamente.
• Ao sair, leve seus cartões e talões de cheques somente se for utilizá-los. Assim,
você evita riscos desnecessários.
• Relate para sua cooperativa os e-mails, sites ou publicidades suspeitas com a
utilização do nome Sicoob e (ou) Bancoob.
• Em caso de fraude ou suspeita, denuncie! Encaminhe email
para: denunciefraude@sicoob.com.br
Compre com segurança na Internet
• Quando realizar compras pela Internet, fique atento à procedência do site, preferindo
sempre lojas conhecidas.
• Caso tenha dúvidas quanto à segurança da compra, procure pesquisar em relação
à loja apresentada no e-mail, e se desconfiar de que ela não seja qualificada, não
prossiga. Lembre-se também que lojas e instituições em geral não enviam e-mail sem
autorização prévia dos clientes.
• Nunca clique em links sugeridos em sites desconhecidos ou e-mails para entrar em
lojas virtuais, pois podem ser falsos.
• Toda vez que for navegar por um site de vendas online, digite você mesmo o
endereço virtual, assim, você diminui as chances de fraude.
• Antes de efetuar quaisquer operações financeiras, verifique as informações sobre
privacidade e segurança do site escolhido.
• Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-
se de que está no site desejado, “clicando” sobre o cadeado e/ou sobre a chave de
segurança que aparece, quando se entra na área de segurança do site (“https”).
Cuidado com e-mail falso
• O Sicoob NÃO envia por e-mail:
o Arquivos de instalação (.exe);
o Solicitação de dados cadastrais e de senhas;
o E-mails não-solicitados (SPAM).
• Caso você receba qualquer e-mail com esses objetivos, apague-o imediatamente.
• O Sicoob envia apenas e-mail marketing aos seus associados. E lembre-se: o
Sicoob nunca solicitará suas senhas/assinaturas eletrônicas por e-mail.
• Desconfie de e-mails que solicitam informações pessoais. Suspeite de qualquer
e-mail proveniente de empresas ou pessoas que lhe perguntem senhas, número de
identidade, CPF ou outras informações de alta sensibilidade. Faça uma verificação
criteriosa sobre a empresa ou pessoa que esteja solicitando tais informações e,
na dúvida, não responda ao solicitado. Em caso de suspeita, não siga nenhuma
orientação ou instrução apresentada, apague imediatamente a mensagem do seu
computador (tecle SHIFT + DEL).
• Só abra e-mails provenientes de fontes conhecidas. Seja especialmente cuidadoso
ao abrir e-mails com arquivos anexos. Até mesmo amigos podem acidentalmente
enviar um e-mail contendo vírus.
• Seja cuidadoso ao clicar em um link dentro de um e-mail, pois ele pode não ser
confiável.
• Muito cuidado com os arquivos recebidos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys,
entre outros. Eles possuem a característica de um programa comum, mas, após sua
instalação, assumem a função de vírus.
• Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do Sicoob.
Cuidados com as senhas
A senha dos canais eletrônicos é uma assinatura eletrônica secreta que permite a realização
de saques, transferências, pagamentos, entre outras transações financeiras. Elas são
utilizadas no internet banking do Sicoob (SicoobNet), nos estabelecimentos comerciais, para
pagamento de contas com cartões (débito e crédito) e nos caixas eletrônicos. Alguns cuidados
devem ser observados e seguidos na utilização de suas senhas:
• Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a
terceiros, nem mesmo para um empregado do Sicoob ou para alguém de sua
confiança.
• Nenhum empregado do Sicoob está autorizado a solicitar sua senha.
• Se alguém lhe telefonar dizendo-se ser do Sicoob e lhe solicitar alguma senha, não
forneça em hipótese alguma.
• Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua
digitação.
• Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu
computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento. Se desconfiar que
alguém a descobriu, substitua imediatamente, a sua senha.
• Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) por e-mail,
salas de bate-papo, mensageiros instantâneos ou qualquer meio eletrônico que você
não possa garantir a privacidade das informações.
• Altere regularmente suas senhas.
• Ao criar sua senha, NÃO utilize números que tenham relação com você, que possam
facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:
o Datas de nascimento.
o Números de telefone.
o Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles.
o Número de sua residência.
o Placa do seu automóvel.
o Não utilize senhas com números repetidos ou sequênciais, como:
11112222, 12354678, 1414, 1234, etc.
Cuidados com Cartões
Usando seu cartão (débito e/ou crédito), você tem acesso a uma grande variedade de serviços
que o mundo da tecnologia pode oferecer. Mas para que você evite problemas, é preciso tomar
alguns cuidados:
• Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo.
• Mantenha seu cartão em local seguro.
• Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
• Tenha cuidado com esbarrões de estranhos nos ambientes dos caixas eletrônicos –
seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba.
• Nunca perca o cartão de vista, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão
no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento.
• Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações
disponibilizadas no visor.
• Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando
aparecer o valor da transação.
• Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos
dados.
• Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu
corpo.
• Solicite a devolução do cartão após o uso e confira se o cartão devolvido é
realmente o seu.
• Solicite sempre a via do comprovante de venda e, antes de assiná-lo, confira o valor
declarado da compra. No caso das informações não estarem de acordo com a sua
compra, presencie a inutilização do mesmo e solicite o estorno da transação.
• Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém se apressar em recolhê-lo, confirme
sempre se o cartão devolvido é o seu.
• Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou
na gaveta do escritório.
• No caso de substituição do cartão por um novo, destrua o cartão antigo, inutilizando
a tarja magnética e/ou o chip, a numeração e o local da assinatura.
• Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou
pessoas de confiança.
• Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se
da origem e da idoneidade do solicitante. Preferencialmente faça suas compras em
estabelecimentos e sites conhecidos.
• Ao efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure antes, saber se o site é
confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações. Certifique-se
de que está na área segura do site (verifique a existência de um pequeno cadeado
fechado na tela do programa de navegação e que no início do campo “endereço”
surgem as letras “https”).
• Ao utilizar seu cartão nos caixas eletrônicos, ou em estabelecimentos comercias,
é recomendável agir com discrição. Se for exigida a digitação de sua senha, procure
fazê-lo de forma que outra pessoa não veja o que você está digitando no teclado.
• Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.
• Quando efetuar pagamentos com cartão, e caso o atendente do estabelecimento
informe que a fatura não ficou bem visível (para casos onde a loja não utilize a
máquina eletrônica), exija que a fatura e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas
em sua presença. Ao receber o cartão de volta, verifique se é efetivamente o seu
cartão.
• Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular
etc.) ou ao calor. A proximidade com esses objetos pode prejudicar os registros da tarja
magnética do cartão, impedindo a leitura pelas máquinas.
• Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato
imediatamente à Central de Atendimento do Sicoob. Em caso de roubo ou furto,
também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.
Cuidados com Cheques
• Quando receber/retirar um novo talão confira os dados referentes ao nome, número
da conta corrente, CPF e a quantidade de cheques.
• Anote o número das folhas de cheque usadas, pois em caso de roubo é mais fácil
identificá-las.
• Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de
outras pessoas. Circule com talões de cheques somente quando necessário.
• Tome o máximo de cautela na guarda dos talões, mantenha-os fora do acesso e do
conhecimento de outras pessoas.
• Controle a numeração dos cheques não utilizados. Em caso de roubo, furto ou
extravio, utilize os caixas eletrônicos ou o internet banking do Sicoob para efetuar o
bloqueio provisório dos documentos. O comparecimento a sua cooperativa de crédito é
obrigatório para confirmar o registro da ocorrência.
• Evite a guarda dos talões/folhas de cheques junto a documentos pessoais.
• Inutilize os talões/folhas de cheques de contas inativas ou encerradas.
• Efetue a “baixa de cheques inutilizados” junto a sua cooperativa.
• Não permita que outras pessoas preencham seu cheque.
• Emita sempre cheques nominais e cruzados.
• Evite a emissão de cheques de baixo valor.
• Nunca utilize máquina de escrever com fitas à base de polietileno, seus dados
poderão ser facilmente apagados e modificados.
• Preencha todos os campos do cheque e evite rasuras.
• Utilize sua própria caneta com tinta azul ou preta para o preenchimento dos
cheques. Tome cuidado com canetas oferecidas por outras pessoas.
• Deixe o menor espaço possível entre letras e algarismos quando do preenchimento.
• Utilize letras e algarismos grandes e legíveis, inutilizando os espaços em branco
após o preenchimento.
• Não empreste suas folhas de cheques para outras pessoas.
• Utilize as cooperativas e postos de atendimento (PA) para descontar ou depositar os
cheques, não confie na troca dos documentos com estranhos.
• Para possibilitar agilidade no contato e confirmação das informações em caso de
dúvidas, mantenha sempre seu cadastro atualizado.
Dicas para o recebimento de cheques com segurança
• Confira sempre os dados pessoais do emitente solicitando a apresentação do
documento de identificação e o cartão do banco.
• Verifique se o documento de identificação não apresenta sinais de adulterações
(foto, data de nascimento aparentemente divergente da fisionomia do emitente, data de
emissão recente etc).
• Anote no verso do cheque o número do RG e telefone do emitente.
• Não aceite cheques rasurados, borrados ou com manchas.
• Desconfie de cheques com aspecto desgastado ou envelhecido.
• Confira o alinhamento dos caracteres impressos nos cheques.
Previna-se de fraudes
Num sentido amplo da palavra, fraude é um esquema ilícito ou de má fé criado para obter
ganhos pessoais. Com o aumento do uso da Internet e do correio eletrônico (e-mail), tornou-se
grande o número de pessoas mal-intencionadas que utilizam esses meios para tentar realizar
fraudes.
Neste caso, a informação é a melhor maneira de se prevenir contra estes tipos de ações.
Pensando nisso, o Sicoob consolidou 10 dicas de segurança para auxiliá-lo na prevenção e no
combate a Fraudes e também informação sobre Engenharia Social, contribuindo cada vez mais
para aumentar sua segurança nas transações financeiras.
10 DICAS PARA EVITAR FRAUDES NA INTERNET
1. Mantenha o antivírus atualizado em seu computador.
2. Certifique-se que está no internet banking do Sicoob (https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/
login.jsp)
a. Note que no início do campo “endereço” surgem as letras “https”.
b. Clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra
na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site deve aparecer na
tela confirmando sua autenticidade, conforme figura a seguir. Fique alerta: Em alguns
sites “piratas” o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar
sobre ele, nada irá acontecer.
3. Sempre que acessar o internet banking do Sicoob (SicoobNet), escolha a titularidade,
digite o número da sua cooperativa, conta corrente e sua senha de forma errada na primeira
vez, se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é verdadeiro, porque o sistema
de segurança do Sicoob tem como checar a senha. Sites piratas não têm como conferir a
informação, o objetivo é apenas capturar a senha correta.
4. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou
débito irregular, entre imediatamente em contato com a sua cooperativa.
5. Cuidado com e-mails não solicitados ou de origem desconhecida, especialmente se tiverem
arquivos anexados.
6. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus
atualizados.
7. Ao escolher um provedor, leve em consideração suas políticas de segurança e a
confiabilidade da empresa.
8. Opte por versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente
incorporam melhores mecanismos de segurança.
9. Só faça downloads (transferência de arquivos) de sites que você conhece e sabe que são
confiáveis.
10. Troque a sua senha de acesso ao internet banking do Sicoob periodicamente.
Entenda e Evite a Engenharia Social
O que é?
Consiste na obtenção de informações importantes por meio de uma conversa informal,
aproveitando da ingenuidade das pessoas, explorando sua confiança ou vontade de ajudar.
Como funciona?
Geralmente o golpista se faz passar por outra pessoa ou finge ser um profissional de
determinada empresa ou área.
O individuo mal-intencionado usa o telefone, e-mail, salas de bate-papo, sites de
relacionamento e mesmo o contato pessoal para conseguir as informações que procura.
Como evitar:
• Desconfie de telefonemas de pessoas que se identificam como técnicos ou
funcionários de determinada empresa e solicitam informações e dados sobre a sua
empresa, sobre o ambiente que você convive, trabalha, sobre você, etc.
• Evite fazer cadastros pela Internet, especialmente fornecendo seus dados pessoais.
Se necessário, somente o faça se confiar no site.
• Nunca forneça informações sensíveis, pessoais ou da empresa, por telefone ou
outros meios, quando a iniciativa do contato não seja da sua parte.
• Nunca forneça sua senha por telefone, e-mails ou outros meios que não sejam o
acesso normal aos aplicativos utilizados, ao site da sua cooperativa ou às máquinas de
caixa eletrônico.
• O lixo pode ser uma fonte de informações para pessoas mal intencionadas. Destrua
os documentos que contenham informações sensíveis, pessoais ou corporativas, antes
de descartá-los.
Para mais dicas acesse:
Entenda sobre segurança na Internet
Para conhecer alguns exemplos de fraude digital acesse:
http://www.rnp.br/cais/fraudes.php
Saiba mais
Para saber mais sobre Segurança, indicamos a leitura da Cartilha de Segurança da Informação
do Sicoob.
Além da Cartilha, sugerimos a navegação pelos sites relacionados a seguir, que contém mais
informações sobre as melhores práticas de segurança:
Cadastro de Computadores
Para tornar as suas transações na internet banking (SicoobNet) mais seguras, o Sicoob
trabalha com a funcionalidade de segurança “Cadastro de Computadores”.
Essa ferramenta identifica o computador do usuário a partir de informações da máquina e com
isso evita que terceiros possam movimentar a conta corrente utilizando computadores não
cadastrados.
Para maiores informações clique na opção Cadastramento de Computadores.
Teclado Virtual
O teclado virtual é a maneira mais segura de usar o internet banking do Sicoob, pois aumenta
a proteção contra diversos tipos de vírus, principalmente aqueles que monitoram a digitação do
teclado.
Ao invés de digitar a sua senha no teclado do seu computador, você deverá utilizar o teclado
virtual e com o “mouse” clicar nos números correspondentes a sua senha de acesso ao internet
banking (SicoobNet).
Com ele, você conta com uma proteção adicional contra vírus ou programas que capturam
senhas e podem estar instalados no computador que você utiliza para acessar sua conta
corrente.
O teclado virtual é mais uma segurança para você acessar as informações de seu
relacionamento conosco. Para mais informações, acesse a opção Teclado virtual.
Perguntas Frequentes
1 – Como acessar sua conta pela internet?
• Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer Cooperativa de Crédito do
Sicoob.
• A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta
corrente e clique OK para continuar.
• Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos.
• Pronto. Você já está no internet banking do Sicoob (SicoobNet).
2 – Quais os recursos necessários para o acesso?
Para utilizar o internet banking do Sicoob, você precisa de um computador com acesso à
internet e um programa de navegação (browser) instalado. Os mais comuns são o Internet
Explorer e o Firefox.
É necessária também a instalação da “Máquina Virtual Java (JVM)”, que pode ser feita
gratuitamente pelo site http://www.java.com/pt_BR/download.
3 – Todos os associados deverão cadastrar seus computadores para acessar o internet
banking(SicoobNet)?
O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras
(pagamentos e transferências).
No acesso por meio de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a
execução de transações de consulta (saldos e extratos).
4 – Como faço para cadastrar o meu computador?
• 1º passo: acesse sua conta pelo internet banking (SicoobNet) e acesse qualquer
transação financeira. É considerada transação financeira toda operação que altere o
saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate
de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado através do menu “Outras Opções >
Computadores > Gerenciamento de Computadores”.
Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em
seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).
• 2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código de Liberação em
outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:
• Em outro computador já cadastrado e liberado: no próprio internet
banking (SicoobNet), clique em “Outras Opções > Computadores > Liberação de
Computadores”;
• Em um caixa eletrônico do Sicoob: acessando o menu, clique em “Outras
opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal”;
• Em sua Cooperativa de Crédito do Sicoob.
Ao concluir o “2º passo” seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações
financeiras (pagamentos e transferências) pela internet.
5 – O que ocorre se eu não cadastrar e liberar o meu computador?
Somente serão disponibilizadas as transações de consulta (saldos e extratos).
6 – É necessário cadastrar todos os computadores para acessar o internet
banking (SicoobNet)?
Não. Transações de consulta poderão ser efetuadas a partir de quaisquer computadores,
cadastrados ou não.
Somente é necessário cadastrar os computadores que, além das transações de consulta,
necessitem executar transações financeiras.
7 – Como faço para cadastrar outros computadores?
Para cadastrar novos computadores, basta acessar o internet banking (SicoobNet) a partir
do computador a ser cadastrado. Repita o mesmo procedimento do cadastro do primeiro
computador.
Você receberá um novo Código de Liberação e deverá informá-lo em outro canal de
atendimento para concluir o processo.
8 – Posso cadastrar mais de um computador?
Sim. O internet banking (SicoobNet) não limita a quantidade de computadores que podem ser
cadastrados.
9 – Após cadastrar meu computador, poderei movimentar, a partir dele, todas as minhas
contas?
Sim, porém para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.
10 – Em se tratando de conta conjunta, quando um dos titulares cadastra um
computador, outro titular poderá utilizá-lo para acesso à mesma conta?
Sim, o cadastramento é por conta-corrente com identificação do acesso e movimentação de
cada titular da conta.
11 – Depois de aderir à solução poderei acessar o internet banking (SicoobNet) em
computadores não cadastrados?
Sim. Porém, em computadores NÃO cadastrados somente estará disponível o acesso a
transações de consulta.
12 – O cadastro de computadores está relacionado a algum endereço de IP?
Não. O cadastramento de computadores é feito com base em um número de identificação
único, gerado a partir de dados de hardware da máquina.
13 – Caso faça atualização do meu computador (substituição de placa mãe, disco rígido,
memória, placa de vídeo, placa de rede, etc.) terei que cadastrá-lo novamente?
A substituição de componentes da máquina pode gerar a criação de um novo número de
identificação para o mesmo computador. Caso isso ocorra, haverá a necessidade de cadastrá-
lo novamente.
14 – Utilizo em minha máquina dois sistemas operacionais, tenho que cadastrar o
computador para cada um dos sistemas?
Sim. É necessário realizar o cadastramento individual para cada sistema operacional.
15 – Como faço para consultar os meus computadores cadastrados?
No internet banking (SicoobNet), menu principal, clique em “Outras Opções > Computadores
> Gerenciamento de Computadores”. Você poderá consultar seus computadores cadastrados,
excluir computadores, alterar o apelido de um computador para facilitar a sua identificação e a
quantidade de computadores que podem ser cadastrados.
16 – Como posso descadastrar computadores que não utilizarei mais para realizar
transações financeiras?
No internet banking (SicoobNet), menu principal, clique em “Outras Opções > Computadores >
Gerenciamento de Computadores “. Selecione o computador e clique em “Excluir Computador”.
Você também pode incluir uma data de validade para o cadastramento de cada computador.
Na data indicada, o computador será automaticamente descadastrado.
17 – Como faço para alterar o apelido de um computador cadastrado?
No internet banking (SicoobNet), menu principal, “Outras Opções > Computadores >
Gerenciamento de Computadores “, selecione o computador e clique em “Alterar “.
18 – Posso definir ou alterar a quantidade de computadores que podem ser cadastrados?
Sim. O sistema permite que você defina ou altere a quantidade máxima de computadores que
podem ser cadastrados de acordo com sua necessidade. Para isto basta acessar o internet
banking (SicoobNet) no menu principal, “Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de
Computadores”, e clicar no botão “Alterar quantidade”.
19 – A transação “Gerenciamento de Computadores” pode ser acessada de qualquer
computador?
Não. Por segurança, essa transação pode ser acessada apenas a partir de computadores já
cadastrados e liberados.
20 – O que é o Código de Liberação?
É um número composto por 4 dígitos que é apresentado na tela do seu computador a ser
cadastrado. Ele é exclusivo para cada computador e deve ser utilizado para concluir o
cadastramento.
21 – Qual é a validade do meu Código de Liberação?
O Código de Liberação possui validade de 15 dias a partir do momento em que for apresentado
na tela de seu computador. Durante esses 15 dias o Código deve ser utilizado para concluir o
cadastramento, do contrário, será cancelado.
22 – Como devo proceder caso esqueça o meu Código de Liberação, ou não o utilize no
prazo estabelecido?
Basta gerar novo Código no computador a ser cadastrado. Para isso, utilizando o computador
que deseja cadastrar, siga os passos para o cadastramento.
23 – Recebi um Código de Liberação no computador. O que devo fazer?
Para concluir o cadastramento, você deverá informar o Código de Liberação em qualquer um
dos canais de atendimento listados abaixo:
a) Em outro computador já cadastrado e liberado: no próprio internet
banking (SicoobNet), no menu principal, clique “Outras Opções > Computadores >
Liberação de Computadores”;
b) Em um caixa eletrônico: acessando o menu “Outras opções > Liberar / Bloquear
Computadores > SicoobNet Pessoal”;
c) Em sua Cooperativa de Crédito do Sicoob.
24 – Recebi o Código de Liberação em um dos meus computadores. Posso usar este
Código para concluir o cadastramento de qualquer computador?
Não. O Código de Liberação está vinculado apenas ao computador em que foi apresentado.
25 – Se eu viajar, como deverei proceder para acessar minha conta pela Internet?
Para consultas, o acesso permanece liberado a partir de qualquer computador, mesmo não
cadastrado. Para transações que exigem confirmação com a senha do cartão (de 6 dígitos),
você deverá cadastrar o computador a ser utilizado.
26 – Cadastrei meu computador, porém, o sistema informa que ele não está cadastrado.
O que fazer?
Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador
recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma
alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu
computador.
Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento do Sicoob
(0800 642 0000) para buscar mais informações.
27 – Quando tento liberar meu computador com o Código de Liberação, o sistema
informa que ele está inválido. Por quê?
O Código de Liberação é válido por 15 dias a partir de sua apresentação na tela do
computador. Se o Código foi gerado há mais de 15 dias, será necessário gerar um novo,
usando o mesmo computador.
Caso ainda esteja no prazo de 15 dias, confirme se anotou o Código corretamente (usando o
mesmo computador, basta seguir os mesmos passos para geração do Código).
Persistindo o problema, consulte a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000).
28 – Um computador cadastrado e não utilizado pode vir a ser descadastrado?
Sim. Por medida de segurança, o computador não utilizado por um período de 180 dias
para acesso ao internet banking (SicoobNet) poderá ser automaticamente descadastrado do
sistema.
29 – Se eu cadastrar meu computador precisarei utilizar outras ferramentas de
segurança?
É recomendável a atualização permanente do navegador (browser) e do sistema operacional
conforme orientação do fabricante, bem como a utilização, em seu computador, de programas
antivírus e contra-intrusão (firewall) atualizados.
30 – Utilizo ferramentas de firewall e anti-vírus. Isso trará problemas para o
cadastramento de meu computador?
A solução de segurança foi desenvolvida prevendo a utilização dessas ferramentas. Entretanto,
se ocorrerem dificuldades de acesso, entre em contato com a Central de Atendimento do
Sicoob pelo telefone 0800 642 0000.
31 – Com o cadastramento do meu computador minha Cooperativa passará a monitorar
minhas atividades enquanto estiver navegando na Internet?
Não. A Cooperativa não acessa ou copia seus arquivos ou programas. O procedimento
consiste apenas na identificação do equipamento, para saber se ele está habilitado a acessar
uma conta, ou não.
Glossário da Segurança Digital
ABC
Antivírus: são programas ou softwares que detectam a presença de vírus e outras “pragas
virtuais” em computadores e os elimina. Têm como maior objetivo garantir a integridade de
suas informações.
Autoridade certificadora (AC): é a instituição responsável pela emissão de certificados
digitais, viabilizando transações seguras e confiáveis pela Internet.
Anti-SPAM: dispositivo que filtra as mensagens recebidas sem prévia autorização,
normalmente oferecido pelos provedores de acesso à Internet.
Banda Larga: serviço que possibilita ao usuário conexão permanente à Internet com alta
velocidade, bem superior às utilizadas em linhas discadas.
Banner: é um dos formatos de propaganda utilizada na Internet, podendo conter animação ou
não, imagens e textos. Geralmente, contém links para página com mais informações sobre a
mensagem apresentada.
Browser (Navegador): programa utilizado para navegação na Internet, como o Internet
Explorer e o Mozilla Firefox.
Criptografia: a palavra criptografia vem do grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrever”.
É a técnica de codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam
entendê-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la, caso seja interceptada.
Cavalo de tróia: são programas que capturam informações confidenciais do seu computador.
Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores de telas etc. Esses
programas além de poder destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar em arquivo
todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando essas informações para pessoas
não-autorizadas. Para se prevenir, é importante que você tenha instalado em seu computador
um Firewall, um bom antivírus e não abra e-mails de origem desconhecida, principalmente
arquivos anexos que contenham extensões do tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.
Certificado digital: é um documento eletrônico, assinado digitalmente, que contém dados de
uma pessoa ou de uma empresa, utilizados para comprovar sua identidade para outra pessoa
ou outro computador.
Comércio eletrônico: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.
Conexão segura: conexão que utiliza um protocolo de criptografia para a transmissão de
dados. Previne que seus dados sejam interpretados caso sejam capturados durante a sua
conexão com a Internet. A identificação de páginas seguras aparece no navegador como
https:// e com um cadeado fechado na barra inferior.
Chat: serviço que permite enviar e receber mensagens pela Internet. Em inglês significa
conversa.
Na Internet é muito conhecido como “salas de bate-papo”, diálogos eletrônicos entre duas ou
mais pessoas.
Cookies: são pequenos arquivos gravados temporariamente em seu computador durante
uma visita a um site. São esses arquivos que possibilitam que os sites enviem informações ao
navegador e permitem que o computador reconheça páginas já visitadas. É isto que permite,
por exemplo, que alguns sites saibam quantas vezes você o visitou.
Cracker: termo usado para designar pessoas que invadem sistemas e computadores alheios
com a intenção roubar dados, causar danos, desconfigurar páginas de sites etc. A palavra
cracker, vem do verbo em inglês “to crack”, que significa quebrar.
Ciberespaço (Cyberspace): expressão que simboliza o mundo virtual das redes de
computadores, onde circulam as informações.
Clonagem: em informática, é a cópia de algum produto (software) ou documento, podendo ser
legal ou ilegal. Na Internet, a “clonagem ilegal” ocorre quando uma pessoa mal-intencionada
copia uma página ou um site com o intuito de confundir o usuário para induzi-lo a fornecer suas
informações confidenciais. Para que uma cópia (clonagem) seja considerada legal é preciso à
autorização do(s) autor(es), de acordo com a lei do direito autoral.
Corrente: é o nome dado a e-mails que se propagam pela Internet. Geralmente esses e-mails
são decorrentes de SPAMs (mensagens eletrônicas enviadas sem a autorização do usuário) e
podem estar associados à tentativa de espalhar por e-mail vírus ou outras pragas digitais.
Cadeado de segurança: figura que demonstra se a página acessada é segura e possui
certificado SSL (Security Socket Layer), protocolo que garante a transmissão de dados
protegidos por criptografia.
DEF
Download: “descarregar” ou “baixar” arquivos de um site para um computador pessoal. É
possível fazer downloads de filmes, músicas, jogos, fotos, programas, dentre outros.
DoS (Denial Of Service): também denominados “Ataques de Negação de Serviço”.
Consistem em tentativas de sobrecarregar sistemas de sites a ponto de usuários legítimos não
conseguirem utilizar o serviço.
DNS: Sigla de Domain Name Server, servidor de nomes de domínio. Funciona como um
catálogo de endereços numéricos da Internet para que um site possa ser localizado.
Domínio (Domain): é a identidade digital de uma empresa, marca, produto etc. na Internet.
Geralmente vem logo após o www. e são compostos por nome da empresa ou da instituição,
tipo (.com, .org etc) e país de origem (.br, .es etc.).
Download: termo utilizado para transferir ou copiar arquivos de um servidor na Internet
diretamente para seu computador.
E-commerce: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.
Endereço de IP: endereço numérico de um computador na Internet.
Engenharia social: consiste numa série de técnicas utilizadas por pessoas mal-intencionadas
que se passam por outras pessoas para obter informações sigilosas de usuários, como senhas,
número de cartão de crédito etc. Dentre essas técnicas, podemos destacar as mais usadas na
Internet: o scam e o phishing.
E-mail falso: tipo de artifício usado por fraudadores para capturar informações confidenciais
do usuário como nº. da conta corrente, senha etc ou para tentar fazer o usuário instalar um
programa espião em seu computador.
Firewall: dispositivo de segurança que controla todo o tráfego de dados entre seu computador
e a Internet, evitando a saída e a entrada de informações não-autorizadas em suas regras. Em
português, a expressão significa parede de fogo.
FTP (File Transfer Protocol): protocolo de transferência de arquivos pela Internet.
GHI
Internet Banking (SicoobNet): é o seu banco virtual, ou seja, você pode utilizar os serviços do
banco, como consultar extratos, saldo, pagar contas ou fazer transferência, fora do horário de
atendimento ou em qualquer lugar onde haja acesso à Internet.
HTML: do Inglês HyperText Markup Language. Linguagem utilizada para produzir páginas na
Internet.
HTTP: do Inglês HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto).
Protocolo que permite ao usuário utilizar a Internet por meio de um servidor WEB.
HTTPS: protocolo que permite utilizar a Internet por meio de um servidor WEB com
mecanismos de segurança, geralmente o SSL (Secure Socket Layer), que garantem a
confidencialidade das informações transitadas.
Hacker: o termo usado para designar pessoas que acessam informações, dados de
computadores etc. sem a devida autorização.
IP Address (Endereço IP): endereço numérico de um computador na Internet.
Internet Protocol (IP): tecnologia que permite a comunicação padronizada entre
computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes.
JKL
Keylogger: programa que captura tudo o que é digitado no teclado.
Link: na internet, é um ponto de um site que, ao ser clicado, leva o usuário a outro local na
própria página ou direciona o usuário para outro site. Pode ser externo, quando direciona o
usuário para páginas externas ou, interno, ou seja, dentro do mesmo site.
Loja virtual: é um site de uma loja específica, que permite a comercialização de produtos ou
serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, formas de pagamento e condições de
envio.
MNO
Modem: dispositivo que permite o envio e o recebimento de dados utilizando linhas telefônicas.
Malwares: do Inglês Malicious software (software malicioso). Termo genérico que designa
programas nocivos em um computador como vírus e cavalos-de-tróia (trojan horses).
Número IP: endereço numérico de um computador na Internet.
Navegador de internet: é um programa que permite o usuário acessar e conhecer páginas de
um ou mais sites.
Opt-in: é a autorização dada pelo usuário para o recebimento de mensagens digitais como
boletins, newsletters, avisos etc.
Opt-out: é a recusa do usuário quanto ao recebimento de mensagens eletrônicas.
On-line: termo que significa estar conectado a outro computador em “tempo real”.
Off-line: termo que significa não estar conectado à Internet ou a um outro computador.
PQR
Política de Privacidade: tem como objetivo deixar claro o compromisso do site visitado em
relação à proteção e a garantia de sigilo de suas informações pessoais que serão solicitadas, e
de como serão utilizadas.
Programas de computador ou programa informático: é uma série de instruções a serem
executadas por um computador.
Programas de mensagens instantâneas (Redes sociais, MSN, iChat, Google Talk,
Skype): ão programas que possibilitam envio e o recebimento de mensagens de texto, de
figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em áudio e vídeo, em tempo
real.
Rodapé: é o espaço onde são postadas informações úteis ao usuário, e está localizado ao fim
da página de um site.
Roteador: é um adaptador, com ou sem fio, usado para conectar uma rede local à rede da
internet. Para que pessoas indesejáveis não usem a sua rede de internet, o roteador permite
que o usuário crie uma senha pessoal. Dessa forma, somente pessoas possuidoras da senha
poderão acessá-la.
Password: código utilizado para restringir o acesso às informações, dados, sistemas etc. Esse,
geralmente, é de conhecimento específico do usuário que o utiliza.
Phishing: um tipo de artifício usado pelos crackers para enganar usuários de Internet,
induzindo-os a fornecer dados em páginas fraudulentas na Internet, criadas para capturar
informações.
Proxy: servidor que recebe e faz requisições de computadores ligados à rede, atuando como
intermediário entre o usuário e outro servidor.
Page Views: quantidade de visitas recebidas por uma página.
Provedor de Acesso: empresa ou instituição que oferece conexão a Internet.
Protocolo SSL (Secure Sockets Layer): protocolo que utiliza recursos de criptografia para
viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.
Rede: sistema de computadores interligados por algum meio de comunicação e que usam o
mesmo protocolo.
Refresh: é a atualização ou recarga de uma página na Internet.
Resolução: é a densidade de pontos que formam uma imagem. Quanto maior a quantidade de
pontos, maior e melhor é a resolução.
STU
Setup (.exe): é o programa responsável por toda a configuração de um computador.
Site (sítio): conjunto de páginas na Internet, identificado por um nome de domínio específico,
que reúne informações de uma empresa ou instituição, de pessoas etc.
SMS (Short Message Service): tecnologia utilizada em telefonia celular para a transmissão de
pequenas mensagens.
SPAM: termo utilizado para se referir ao envio de e-mails a várias pessoas, sem a devida
solicitação. Também utilizado para se referir a um e-mail recebido, mas não solicitado.
SSL: do Inglês Secure Sockets Layer. Protocolo que utiliza recursos de criptografia para
viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.
Scam (E-mails falsos): tipo de artifício usado por fraudadores para levar o usuário a baixar um
malware no seu computador.
Scroll: mecanismo na página que permite a rolagem da tela.
Servidor: é um computador com maior capacidade de memória e de armazenamento de
dados, usado para gerenciar informações (dados, softwares, aplicativos, sistemas etc.) entre os
outros computadores conectados em rede.
Trojan horse (cavalo-de-tróia): são programas que capturam informações confidenciais do
seu computador. Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores
de telas etc. Esses programas além de destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar
em arquivo todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando posteriormente
essas informações para pessoas mal-intencionadas. Para prevenir-se, é importante que
você tenha instalado em seu computador um Firewall, um bom antivírus e não abrir e-mails
de origem desconhecida, principalmente arquivos anexos que contenham extensões do
tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.
TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol): protocolo padrão para comunicação
na Internet. O TCP controla o envio de pacotes de informação de um computador para outro,
enquanto o IP permite que o pacote seja passado de computador para computador, até o
destino final.
Time-out (Tempo de Sessão): uma segurança adicional disponibilizada pelos sites. Após
alguns minutos de inatividade em áreas seguras do site, o sistema faz a desconexão
automaticamente.
Teclado Virtual: ferramenta que possibilita que os dados sejam digitados com o auxílio do
mouse e não do teclado convencional.
URL (Universal Resource Locator): endereço de uma página na Internet.
Update: atualização de programas já instalados.
Upgrade: atualização de quaisquer componentes de hardware ou software.
Upload: envio de arquivos a partir de um computador.
VWX
Wireless ou Wi-Fi ((Wireless Fidelity): é uma rede sem fio, que permite o acesso à internet
sem a necessidade do uso de cabos. Geralmente usados em locais fechados, como shopping,
aeroportos, residências e lojas, esse serviço permite ao usuário utilizar a rede em qualquer
ponto, dentro dos limites de alcance da transmissão, desde que o usuário possua a senha para
o acesso.
Vírus: programas ou arquivos criados para danificar ou destruir informações em computadores.
Vacina: recurso disponível nos programas de antivírus que identificam e eliminam o vírus do
computador.
WAP (Wireless Application Protocol): protocolo que possibilita acesso à Internet por meio de
celulares ou outros dispositivos móveis.